Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10518
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_LuizaMoreiraCamargo.pdf2,61 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Comportamento de pesquisa da informação no Facebook por estudantes de Biblioteconomia da UnB
Autor(es): Camargo, Luiza Moreira
Orientador(es): Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
Assunto: Tecnologia da informação e comunicação
Redes sociais on-line
Web 2.0
Bibliotecários - formação profissional
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 1-Jun-2015
Referência: CAMARGO, Luiza Moreira. Comportamento de pesquisa da informação no Facebook por estudantes de Biblioteconomia da UnB. 2014. 67 f., il. Monografia (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Aborda o comportamento de pesquisa da informação na ferramenta da Web 2.0, Facebook, pelos estudantes a partir do 7º Semestre do curso e recém-formados em Biblioteconomia na Universidade de Brasília. A pesquisa ocorre mediante análise documental e análise quantitativa, por meio de questionário aplicado via Web. Os resultados obtidos identificam que o público-alvo utiliza a Internet diariamente e acessa o Facebook principalmente para fins de entretenimento. Porém, considera que ele seja uma ferramenta importante de divulgação referente ao mercado de trabalho. Quanto à literatura da área de biblioteconomia postada no Facebook, ainda existem barreiras de aceitação ao relacionar sites de rede social com conteúdo científico. Além disso, os estudantes em final de curso e bacharéis em biblioteconomia costumam pesquisar a veracidade de notícias lidas no Facebook em outras fontes informacionais, e que o excesso de propagandas de serviços, produtos e eventos é o principal obstáculo que dificulta o acesso à informação. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
It addresses the information behaviour research in the Web 2.0 tool, Facebook, by students from the 7th semester and recently graduated in Librarianship at the University of Brasilia. This is a survey conducted through documentary analysis and quantitative analysis, using a questionnaire applied via Web. The results show that the target audience uses the Internet daily and accesses the Facebook mainly for entertainment purposes. However, they consider it as an important tool for disclosure connected to the labor market. Concerning the literature of the area as a benefit provided by Facebook to librarians, it was found that there are barriers to the acceptance related to social networking sites with scientific content. It was found that students in final year and graduated in librarianship often search for the veracity of news read on Facebook in other informational sources; also the excess of service advertisements, products and events is the main obstacle that makes the access to information more difficult.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2014.
Aparece na Coleção:Biblioteconomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons