Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10514
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_JacquelineAlvesDosSantos.pdf1,58 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A inserção de recursos das tecnologias de informação e comunicação no ensino de geografia : uma experiência no 3º ano do ensino médio em São Miguel Arcanjo – SP
Autor(es): Santos, Jacqueline Alves Dos
Orientador(es): Ribeiro, Fabrício Silva
Assunto: Tecnologia da informação
Geografia - estudo e ensino
Tecnologia na educação
Data de apresentação: Nov-2014
Data de publicação: 28-Mai-2015
Referência: SANTOS, Jacqueline Alves Dos. A inserção de recursos das tecnologias de informação e comunicação no ensino de geografia: uma experiência no 3º ano do ensino médio em São Miguel Arcanjo – SP. 2014. 56 f., il. Monografia (Licenciatura em Geografia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Itapetininga-SP, 2014.
Resumo: A revolução na informação e na comunicação alterou as formas de trabalho as novas tecnologias se inserem em todos os segmentos da sociedade, o novo paradigma traz novos desafios para a prática docente, a escola assume o papel de preparar cidadãos críticos com pensamento autônomo capaz de se posicionar diante da problemática realidade que o cerca. Nesta perspectiva pretende-se com este trabalho elucidar as contribuições das TICs na prática docente, estabelecer um comparativo entre a maneira mecânica e a maneira inovadora de ensinar por meio de um estudo sobre o uso das ferramentas computacionais no espaço escolar, com intuito de saber se os professores empregam a tecnologia na aulas de geografia e descobrir o grau de apreciação do aluno sobre o método inovador, para isso foi aplicado uma nova metodologia sobre a temática de Globalização e Regionalização Econômica envolvendo alunos do 3º ano do Ensino Médio, dependendo dos resultados os aparatos tecnológicos podem ser sugeridos como parte integrante do currículo. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The revolution in information and communication altered forms of work new technologies are embedded in all segments of society, the new paradigm brings new challenges for teaching, the school assumes the role of preparing critical citizens with autonomous thinking able to position before reality problematic that surrounds it. In this perspective aims of this work was to elucidate the contribution of ICT in teaching practice, establish a comparison between mechanical way and the innovative way of teaching through a study on the use of computational tools at school, aiming to whether teachers employ the technology in geography lessons and discover the degree of appreciation of the student about the innovative method, for this we applied a new methodology on the subject of Globalization and Regionalization Economic involving students of 3rd year of high school, depending on the results technological devices can be suggested as an integral part of the curriculum.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Universidade Aberta do Brasil, 2014.
Aparece na Coleção:Geografia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons