Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10506
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_LucasSouzaDeCarvalho.pdf367,08 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A dramaturgia de Nelson Rodrigues e o desejo proibido : uma análise de Álbum de Família e A Serpente
Autor(es): Carvalho, Lucas Souza de
Umbelino, Lucas
Orientador(es): Freitas Filho, José Fernando Marques de
Assunto: Incesto
Psicanálise
Dramaturgia
Rodrigues, Nelson, 1912-1980
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 27-Mai-2015
Referência: CARVALHO, Lucas Souza de. A dramaturgia de Nelson Rodrigues e o desejo proibido: uma análise de Álbum de Família e A Serpente. 2014. 61 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O trabalho se divide em três capítulos. No primeiro, investiga as origens do tabu do incesto. Analisa primeiramente a abordagem psicanalítica de Freud e as suas considerações sobre o incesto frente ao inconsciente coletivo. Em seguida, analisa a abordagem antropológica de Malinowski, numa tentativa de preencher algumas lacunas deixadas em branco pela Psicanálise. Fala brevemente, no segundo capítulo, do projeto teatral de Nelson Rodrigues e, em seguida, analisa as peças Álbum de Família e A Serpente frente ao motivo obsessivo do incesto. No terceiro capítulo, faz primeiramente um breve relato sobre o processo de encenação das duas temporadas d’A Serpente no Teatro Sesc Garagem, as apresentações e os resultados; e, em seguida, analisa opiniões de espectadores no intuito de extrair de suas falas alguns elementos que refletem o aspecto dramatúrgico e social da peça.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2014.
Aparece na Coleção:Artes Cênicas - Interpretação Teatral



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons