Resumo: | Para que a cidade enquanto forma possa ser compreendida, é necessário recorrer ao processo histórico, aos fatores econômicos, sociais, políticos e culturais que no decorrer do tempo, constroem, transformam e reconstroem a cidade. Itapeva surgiu no início do século XVIII como um bairro rural, sob influência direta do Tropeirismo. Nos primórdios, a economia era baseada na agricultura de subsistência e aos poucos novas atividades surgiram e destacaramse, como a criação de porcos, cultivo de algodão e exploração mineral. O desenvolvimento dos meios de transporte possibilitou que o território ganhasse nova configuração. A chegada da estrada férrea, em 1909, foi um “divisor de eras”, porque até então toda a produção cultivada na zona rural era transportada até a zona urbana no lombo de burros. Assim, o avanço técnico possibilitou que a cidade progredisse rapidamente, não sendo mais um núcleo urbano isolado dos demais. Diante tais questões, este trabalho tem como objetivo entender o processo de urbanização do município de Itapeva – SP. No seu desenvolvimento, utilizaramse como instrumentos metodológicos pesquisas bibliográficas e leituras; levantamento, sistematização e análise de dados, além de observação com roteiros pré-estabelecidos e entrevistas semi-estruturadas. A compilação dos dados culminou com a elaboração de tabelas e quadros, os quais mostram as principais relações que se estabelecem entre a cidade e a Microrregião. Considera-se, entre outros aspectos, que a cidade de Itapeva – SP pertence à Mesorregião de Itapetininga e lidera a Microrregião de seu próprio nome. Atualmente, a economia do município de Itapeva – SP é baseada na prestação de serviços, indústria, agricultura e comércio, fatores que permitem conferir-lhe a polarização microrregional, além de outros. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT For the city as a form can be understood, it is necessary to resort to the historical process, to economic, social, political and cultural factors that over time, build, transform and rebuild the city. Itapeva emerged in the early eighteenth century as a rural district, under the direct influence of Tropeirismo. In the early days, the economy was based on subsistence agriculture and few new activities emerged and stood out as the creation of pigs, cotton farming and mining. The development of transport enabled the territory gained new configuration. The arrival of the railway road in 1909, was a "ages divider", because by then all production cultivated in the countryside was transported to the urban area on donkeys. Thus, the technical advance has enabled the city to progress quickly, no longer an urban core isolated from the others. Given these issues, this study aims to understand the process of urbanization of the city of Itapeva - SP. In its development, were used as methodological tools literature searches and readings; research, systematization and data analysis, and observation with preestablished routes and semi-structured interviews. Data compilation culminated in the drafting of tables and charts, which show the main relationships established between the city and the micro-region. It is, among other things, that the city of Itapeva - SP belongs to mesoregion of Itapetininga and leads the micro-region of his own name. Currently, the economy of the municipality of Itapeva - SP is based on the provision of services, industry, agriculture and trade, factors that allow provide him with the micro-regional polarization, and others. |