Resumo: | Verifica a utilização do tesauro na representação e organização da informação na Web pelos arquitetos da informação. Contribui para a discussão sobre o uso do tesauro na Arquitetura da Informação (AI) em Website indagando sobre o perfil do arquiteto da informação, como se dá o uso do tesauro na AI em Website e a popularidade do tesauro entre os profissionais em questão. Disserta o trabalho a partir de uma fundamentação teórica que abrange a tríplice dado, informação e conhecimento, representação temática da informação, linguagens documentárias (LD), tesauro e AI em Website com ênfase nos sistemas de rotulação e organização. Constitui-se de um estudo exploratório no qual foi adotada a técnica de pesquisa bibliográfica e abordagem de coleta de dados quantitativa e qualitativa. Confirma que a AI em Website é uma área multidisciplinar, formalizando um perfil profissional concentrado nos campos da tecnologia da informação (TI), designer, marketing e organização e representação da informação. Constata-se ainda que o perfil é de um profissional jovem com aprendizado em AI adquirida no ambiente de trabalho e com pouco tempo de experiência, atuando na área a menos de cinco anos. Destaca que as LD não são utilizadas por boa parte dos arquitetos da informação com predileção pela taxonomia, reflexo do pouco conhecimento sobre tesauro, tanto à metodologia quanto pelo uso, especialmente na elaboração dos sistemas de rotulação e organização da AI em Website. Conclui-se que o tesauro não é um instrumento popular entre os arquitetos da informação, exigindo integralização das LD nos cursos de AI, assim como mais discussões sobre a própria AI nos cursos de graduação em Biblioteconomia, acreditando que a intercepção gerada pela nossa proposta resultará em estudos e pesquisas empíricas que contribuirão no aprimoramento de ambos os sistemas aqui enfocados e na construção de tesauros em Websites, não mais exclusivos das bibliotecas, mas projetados com fins acadêmicos, profissionais e/ou comerciais. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT Checks the use of the thesaurus in the representation and organization of information on the Web for information architects. Contributes to the discussion on the use of the thesaurus in Information Architecture (IA) in Website inquiring about the information architect profile, how is the use of the thesaurus in AI in the Website and the popularity of the thesaurus among professionals concerned. Dissertation work from a theoretical foundation that covers the triple data, information and knowledge, thematic representation of information, documentary languages (DL), thesaurus and AI in Website with emphasis on labeling and organization systems. It consists of an exploratory study that adopted the literature technique and approach a collection of quantitative and qualitative data. Confirms that the AI in Website is a multidisciplinar formalizing a professional profile in which several areas contribute and concentrated in the fields of area concentrated in the fields of information technology (IT), designer, marketing and organization and representation of information. Noted also that the profile the profile is of a young professional with learning in AI acquired in the workplace and soon experience, working in less than five years. Notes that the DL is not used for much of the information architects mainly on the taxonomy, reflecting the lack of knowledge about the thesaurus, both the methodology and the use, particularly in the context of labeling systems and organization of AI in Website. Concludes that the thesaurus is not a popular instrument among information architects, requiring insertion of LD in AI courses, as well as further discussion of the AI itself in undergraduate courses in Library, believing that interception generated by our proposal will result in studies and empirical research that will contribute to the improvement of both systems focused here and the construction of thesauri in Websites, no longer unique to libraries, but designed with academic purposes, professional and/or commercial. |