Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10463
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_MargaretImaculadaGoncalvesSantos.pdf838,63 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O turismo de saúde em Barretos : uma consequência da desigualdade na distribuição de equipamentos para o tratamento do câncer no Brasil
Autor(es): Santos, Margaret Imaculada Gonçalves
Orientador(es): Pinto, Marizângela Aparecida de Bortolo
Assunto: Turismo de saúde
Câncer - tratamento
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 20-Mai-2015
Referência: SANTOS, Margaret Imaculada Gonçalves. O turismo de saúde em Barretos: uma consequência da desigualdade na distribuição de equipamentos para o tratamento do câncer no Brasil. 2014. 46 f., il. Monografia (Licenciatura em Geografia)—Universidade de Brasília, Barretos-SP, 2014.
Resumo: O presente artigo aborda o turismo de saúde e a prática desta modalidade na cidade de Barretos, procurando demonstrar que o deslocamento em busca de tratamento e restabelecimento da saúde não é motivado só por uma necessidade de afastamento das atividades cotidianas em busca de relaxamento, desintoxicação e liberação de stress, mas também como uma necessidade diante da desigualdade na distribuição de equipamentos para o tratamento do câncer no território brasileiro. Assim, as viagens são motivadas para a realização de intervenções cirúrgicas e tratamentos de saúde de longo prazo como os relacionados ao câncer.Pretende-se abordar o tema em questão relacionando-o com a transformação do espaço geográfico no entorno do Hospital de Câncer de Barretos em decorrência do afluxo de pessoas oriundas de diversas partes do território brasileiro em busca de tratamento específico contra o câncer, motivados pela indisponibilidade de vagas em suas localidades de origem. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This article discusses the health tourism and the practice of this specialty in the city of Barretos, seeking to demonstrate that the displacement for treatment and restoration of health is not only motivated by a need for removal of his daily activities in search of relaxation, detoxification and release stress, but also by surgical interventions and treatments for long-term health, such as those related to cancer.To discuss the topic in question by relating it to the transformation of the geographic area surrounding the Barretos Cancer Hospital as a result of the influx of people from various parts of Brazil in search of specific cancer treatment, motivated by theunavailability vacancies in their localities of origin.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, 2014.
Aparece na Coleção:Geografia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons