Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10461
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_JonasCarvalhoESilva.pdf761,7 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A educação ambiental e a geografia no ensino médio
Autor(es): Silva, Jonas Carvalho e
Orientador(es): Pinheiro, Luana Cristine da Silva Jardim
Assunto: Educação ambiental
Geografia - estudo e ensino
Geografia (Ensino médio)
Data de apresentação: 26-Nov-2013
Data de publicação: 20-Mai-2015
Referência: SILVA, Jonas Carvalho e. A educação ambiental e a geografia no ensino médio. 2013. 45 f., il. Monografia (Licenciatura em Geografia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2013.
Resumo: A educação ambiental em nossos dias se torna fundamental para conscientização da sociedade em relação ao mundo em que vivem e o mundo que vão querer no futuro sem desrespeitar o meio ambiente. O maior desafio da escola, nos dias de hoje, é obter uma nova mentalidade de como usufruir dos recursos oferecidos pela natureza, criando assim um novo modelo de comportamento, buscando um equilíbrio entre o homem e o ambiente. Sendo assim, este estudo procura analisar a importância do ensino de Geografia como aliado das questões ambientais e Educação Ambiental desenvolvida na escola pública, A pesquisa foi desenvolvida baseado na grade curricular da Geografia e com objetivo de acompanhar os estudantes do ensino médio, na compreensão da importância da Educação Ambiental, discutindo sua importância e compreendendo as principais dificuldades e desafios enfrentados por esta disciplina no Ensino Médio, tendo em vista que nesta fase de ensino os alunos estão em um nível de conhecimento mais apurado de como o homem vem utilizando os recursos naturais de forma inadequada. Com base nos dados entende-se que a Educação Ambiental está em um ritmo que ainda não condiz com a sua relevância social. Assim é necessária uma conscientização ambiental, sobretudo por parte dos educadores, já que eles têm grande responsabilidade na formação cidadã de seus alunos, sendo importante que estes possam tomar entendimento acerca do que acontece e o que podem fazer para preservar o meio ambiente, e disseminem tal conhecimento para sociedade. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
Environmental education nowadays becomes critical for awareness of the society about the world they live in and the world we will want in the future without disregarding the environment . The biggest challenge of the school, these days , is to get a new mindset of how to take advantage of the resources offered by nature, thus creating a new model of behavior, seeking a balance between man and environment . Thus , this study seeks to analyze the importance of teaching Geography as an ally of environmental issues and environmental education developed in the public school , the survey was developed based on the curriculum of Geography and aiming to track high school students in understanding the importance of environmental education , discussing its importance and understanding the main difficulties and challenges faced by this discipline in high school , considering that at this stage of education students are at a finer level of knowledge of how man has used natural resources improperly. Based on the data means that environmental education is at a pace that is not consistent with its social relevance. So it is required environmental awareness , especially by educators , since they have great responsibility in civic education of their students , it is important that they can make understanding of what happens and what they can do to preserve the environment, and disseminate such knowledge to society.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Universidade Aberta do Brasil, 2013.
Aparece na Coleção:Geografia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons