Resumo: | No atual artigo desenvolveu-se ideias a respeito das formas gramaticalizadas nas provas do Enem, buscando compreender se o processo de gramaticalização dos itens plenos você, não e eles já poderiam estar sendo sentidas na língua escrita. Com o intuito de responder essa questão, realizou-se uma pesquisa em que analisou provas de redações do Exame Nacional do Ensino Médio, buscando encontrar nessas redações formas variadas dos itens lexicais plenos. Foram apresentados princípios formais que regem a gramaticalização, moldada por uma abordagem gerativa, de Vitral e Ramos (2006), em que foi evidenciado o conceito de gramaticalização, na ótica desses autores, e abordados os motivos que levam as formas você, eles e não a variarem, ou seja, se tornarem itens gramaticais. Foi comprovado, através da análise do corpus, que o uso de formas variadas dos itens estudados ainda não alcançou o âmbito da escrita, evidenciando que em documentos avaliativos, como as redações utilizadas para estudo, a norma padrão se sobressai , superando as mudanças linguísticas e engessando dessa forma o aparecimento dessas variações. |