Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/10453
Título: | O educador e o uso das novas tecnologias no ensino de geografia para o ensino fundamental II |
Autor(es): | Silva, Aline Juliane da |
Orientador(es): | Gonzales, Selma Lúcia de Moura |
Assunto: | Tecnologia da informação e comunicação Geografia - estudo e ensino Professores de geografia Inovações educacionais Tecnologia na educação |
Data de apresentação: | 2014 |
Data de publicação: | 19-Mai-2015 |
Referência: | SILVA, Aline Juliane da. O educador e o uso das novas tecnologias no ensino de geografia para o ensino fundamental II. 2014. 47 f., il. Monografia (Licenciatura em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | Esta pesquisa visa mostrar a importância da utilização das novas tecnologias para os educadores e educandos, ressaltando os vários pontos positivos dessas ferramentas tecnológicas utilizadas pelos docentes como recursos no processo de aprendizagem no Ensino Fundamental II. Com objetivo de mostrar a melhoria no aprendizado quando os professores do Ensino Fundamental utilizam os recursos tecnológicos disponíveis, tornando a aprendizagem em Geografia significativa e produtiva. Perceber o quanto essas ferramentas estão presentes na vida dos alunos, sua importância, quando há a junção desses recursos e a prática pedagógica do professor. A partir deste pressuposto, essa pesquisa contempla as seguintes questões: se a escola realmente dispõe de recursos tecnológicos; se esses recursos podem favorecer a qualidade na educação; se os professores possuem conhecimento sobre as potencialidades e sobre os recursos que lhe são disponibilizados para uso e capacitação; se o docente faz uso das mesmas interligando-as a sua rotina da sala de aula e para seu uso potencial dos recursos e; a relação entre as TICs aos currículos, se estes professores possuem capacitação no manejo destes recursos e a importância do curso de qualificação para estes educadores. A metodologia utilizada foi à pesquisa qualitativa e exploratória. Foram aplicados questionários a oito professores de Geografia do Ensino Fundamental II na Escola Estadual São José do Retiro, contendo oito questões de múltipla escolha, com perguntas relacionadas à tecnologia no ambiente escolar e na vida de cada educando. O universo pesquisado foram os educadores de Geografia do Ensino Fundamental II em uma escola de campo da zona rural.Os resultados obtidos afirmam que maioria dos professores não utiliza os recursos tecnológicos para a busca da aprendizagem significativa e de qualidade porque ainda não tem disponível em todas as redes públicas. Também, pela falta de qualificação para o manuseio e ensino. Além de não possuírem equipamentos disponíveis para todos, e pela falta de organização e desinteresse por parte dos coordenadores e alunos. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT This research aims to show the importance of using new technologies for educators and students, highlighting the many positives of these technological tools and resources used by teachers in the learning process in elementary education points II. Aiming to show improvement in learning when teachers of elementary school use the technological resources available, making learning meaningful and productive geography. Notice how these tools are present in the lives of students, their importance, when there is the combination of these features and the teacher's pedagogic practice.From this assumption, this research addresses the following issues: whether the school actually offers technological resources; that these features may enhance the quality of education; whether teachers have knowledge of the potential and the resources that you are available for use and training; if the teacher uses the same connecting them to their routine of the classroom and to their potential and use of resources; the relationship between ICT curricula if these teachers have training in the management of these resources and the importance of the course to qualify for these educators. The methodology was qualitative and exploratory research. Questionnaires to eight teachers of Geography in the Elementary School II State School St Joseph's Retreat, questionnaire containing eight multiple choice questions with questions related to technology in the school environment and in the lives of each student were applied. The research universe were educators Geography of Elementary School II in a field school in the rural area.
The results state that most teachers do not use technology resources to the pursuit of meaningful learning and quality because they are not yet available in all public networks. Also, the lack of skills for handling and teaching. And do not have equipment available for everyone and lack of organization and lack of interest by the coordinators and students. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, 2014. |
Aparece na Coleção: | Geografia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons