Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Ribeiro, Fabrício Silva | - |
dc.contributor.author | Barros, José Maria de | - |
dc.identifier.citation | BARROS, José Maria de. A cartografia na educação básica: uma breve discussão da importância deste estudo no Ensino Fundamental. 2014. 56 f., il. Monografia (Licenciatura em Geografia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Itapetininga-SP, 2014. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Universidade Aberta do Brasil, 2014. | en |
dc.description.abstract | Cada vez mais a linguagem cartográfica reafirma sua importância no ensino de Geografia porque contribui não apenas para que os alunos compreendam os mapas, mas para que eles desenvolvam capacidades cognitivas relativas à representação e ainda, do espaço e do espaço na representação e ainda, oferece a compreensão necessária para que se construam conhecimentos fundamentais na Geografia. Educandos de todos os níveis de ensino constroem continuamente conhecimentos sobre essa linguagem. Portanto, precisam também aprender a representar e (de) codificar as informações expressas por ela. O conhecimento dos lugares dá-se mediante o entendimento de suas representações e do significado nelas contido. Ou seja, as representações originam-se a partir da necessidade de orientação, de localização, da comunicação e do interesse do homem. Nas séries iniciais do ensino fundamental, a pretensão inicial é de orientar e preparar o educando para que ele possa ler e saber interpretar um mapa ou mesmo uma carta temática e, posteriormente, produzir interpretações reais do mundo. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT | en |
dc.description.abstract | Increasingly, the cartographic language reaffirms its importance in teaching Geography because it contributes not only to students to understand the maps, but for them to develop cognitive abilities concerning representation and also of space and space in the representation and also offers understanding necessary to build up fundamental knowledge in geography. Students of all educational levels continuously build knowledge of that language. Therefore, they must also learn to represent and (in) coding the information expressed by it. Knowledge of places takes place with the understanding of their representations and the meaning contained. That is, the representations originate from the need for guidance, location, communication and human interest. In the early grades of elementary school, the initial intention is to guide and prepare the student so that he can read and to interpret a map or even a thematic letter and subsequently produce real interpretations of the world. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Mapas | en |
dc.subject.keyword | Cartografia | en |
dc.subject.keyword | Geografia - estudo e ensino | en |
dc.title | A cartografia na educação básica : uma breve discussão da importância deste estudo no Ensino Fundamental | en |
dc.title.alternative | The mapping in basic education: a brief discussion of the importance of this study in elementary school | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2015-05-18T14:50:48Z | - |
dc.date.available | 2015-05-18T14:50:48Z | - |
dc.date.issued | 2015-05-18T14:50:48Z | - |
dc.date.submitted | 2014-11-29 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/10446 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Geografia
|