Título: | As dificuldades de ensinar geografia em escolas públicas : um olhar para a realidade pedagógica |
Autor(es): | Oliveira, Matildes Lúcia de Carvalho |
Orientador(es): | Gonzales, Selma Lúcia de Moura |
Assunto: | Geografia - estudo e ensino Distúrbios da aprendizagem |
Data de apresentação: | 2014 |
Data de publicação: | 13-Mai-2015 |
Referência: | OLIVEIRA, Matildes Lúcia de Carvalho. As dificuldades de ensinar geografia em escolas públicas: um olhar para a realidade pedagógica. 2014. 45 f., il. Monografia (Licenciatura em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | O presente trabalho prima por um estudo de caso de uma população específica investigada, professores e alunos do Colégio Honestino Monteiro Guimarães, situado na cidade de Itaberaí estado de Goiás. O intuito é traçar um olhar sobre a realidade da educação, partindo-se dos participantes que ofertaram respostas e contributos para que se entendam as dificuldades do ensino de Geografia que ainda perduram. Foram aplicados questionários para 5 (cinco) professores e 20 alunos que após o tratamento de dados, foram apresentadas as principais constatações. Os resultados obtidos dizem respeito à falta de interesse e de leitura do alunado, indisciplina, a falta de utilização de recursos pedagógicos em sala de aula, bem como o ensino tradicionalista baseado em aulas expositivas. Após confrontar ideias, investigar os resultados, apresentamos pontos relevantes para a melhoria do ensino de Geografia. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT The present essay emphasizes for a case study of a specific investigated population, teachers and students of Honestino Monteiro Guimarães State School, situated in Itaberaí town, Goiás State. The intention is trace a look about an education reality, according to the participants who had given feedback answers and contribution to understand the difficulties of teaching Geography that still remain unsolved. Questionnaires were applied to 5 (five) teachers and 20 (twelve) students that after the analysis of data were introduced the main findings. The results obtained reached the conclusion about the lack of interest, reading, discipline, use of pedagogical resources in classroom, as well as the traditional teaching based in lecture classes. After the clash of ideas, inquire the results, we present the most relevant points to make better the way of Geography teaching. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Curso de Graduação em Geografia a Distância, 2014. |
Aparece na Coleção: | Geografia
|