Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/10420
Título: | Acessibilidade em biblioteca universitária : análise sobre os recursos tecnológicos oferecidos pela BCE/UnB |
Autor(es): | Diogo, Fernanda da Costa e Silva |
Orientador(es): | Silva, Márcio Bezerra da |
Assunto: | Tecnologia da informação e comunicação Bibliotecas universitárias - acessibilidade Acesso à informação Biblioteca Central da Universidade de Brasília |
Data de apresentação: | 21-Ago-2014 |
Data de publicação: | 12-Mai-2015 |
Referência: | DIOGO, Fernanda da Costa e Silva. Acessibilidade em biblioteca universitária: análise sobre os recursos tecnológicos oferecidos pela BCE/UnB. 2014. 82 f., il. Monografia (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | Pesquisa que objetiva analisar os recursos de acessibilidade oferecidos pela Biblioteca Central da Universidade de Brasília (BCE/UnB) aos seus usuários portadores de necessidades especiais na perspectiva da tecnologia da informação e comunicação (TIC). Adota como assuntos integrantes da fundamentação teórica os tipos de deficiência (necessidades especiais), TIC e acessibilidade. Apresenta como resultados da pesquisa, por meio de um percurso metodológico constituído pelas técnicas de pesquisa bibliográfica e descritiva, esta última associada à observação in loco, que a BCE/UnB oferece a Biblioteca Digital e Sonora (BDS) e uma cabine acústica como recursos acessíveis que atendem ao público com deficiência visual ou com restrição de visão, a realização de treinamentos com os funcionários voltados ao público com necessidades especiais e a adição de recursos de hardware e software nos laboratórios de informática da biblioteca. Conclui-se que a BCE/UnB deixa a desejar em relação aos recursos de acessibilidade oferecidos aos alunos com deficiência, o que inibe a visita e o uso do ambiente por esse público, e que as medidas sugeridas neste trabalho abrem a possibilidade de reversão (redução) do panorama de inviabilidades, permitindo que a Instituição exerça de fato a integração acadêmica e social. |
Abstract: | Research aims to analyze the accessibility features offered by the Central Library of the University of Brasília (BCE/UNB) to their special needs in terms of Information and Communication Technology (ICT) users. Adopts as subjects members of the theoretical foundation types of disabilities (special needs), ICT and accessibility. Presents as search results, through a methodological that consists of the investigation techniques bibliography and descriptive, the latter associated with on-site observation, and qualitative approach, that the ECB/UnB offers Digital Library and Sonora (BDS) and a soundproof booth as accessible resources serving the public with visual disabilities or restriction of vision, conducting training sessions with the public-facing employees with special needs and the addition of hardware features and software in the computer labs in the library. We conclude that the ECB/UnB is weak in relation to the accessibility features offered to students with disabilities, which inhibit the visit and the use of the environment for this audience, and that the measures suggested in this work open the possibility of reversal (reduction) of the panorama of infeasibility, allowing the institution to exercise indeed the academic and social integration. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2014. |
Aparece na Coleção: | Biblioteconomia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons