Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10418
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_KelenCandidaVieiraBomfim.pdf2,31 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Pessoas com espectro autístico na comunicação com as bibliotecas : o catálogo como interface
Autor(es): Bomfim, Kelen Cândida Vieira
Orientador(es): Brito, Marcilio de
Assunto: Autismo
Acesso à informação
Bibliotecas
Catálogos de bibliotecas
Data de apresentação: 18-Mar-2015
Data de publicação: 12-Mai-2015
Referência: BOMFIM, Kelen Cândida Vieira. Pessoas com espectro autístico na comunicação com as bibliotecas: o catálogo como interface. 2014. 85 f., il. Monografia (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Discorre sobre a temática da comunicação entre pessoas com deficiência/autistas e as bibliotecas, tomando-se o catálogo como interface procurando pistas sobre uma interface mais adaptada à população estudada. Define o autismo e mostra suas principais características e diferenças. Aponta os principais programas de intervenção existentes. Mostra os benefícios que as TICs (tecnologias de informação e comunicação) podem vir a trazer para pessoas com deficiência/autistas. Propõe auxílio aos pesquisadores no entendimento de novas interfaces de acesso à informação. Mostra como acontece a aprendizagem em autistas. Apresenta exemplos de interfaces e aplicativos de aprendizagem e como acontece o acesso à informação para esses usuários. Aborda o papel do bibliotecário. Apresenta a função e missão das bibliotecas e catálogos bibliográficos. Por fim propõe uma bibliografia complementar sobre o assunto. _________________________________________________________________________ ABSTRACT
Discusses the issue of communication between the People with disabilities/autistic and libraries, taking the catalog as interface for clues about a more adapted interface to the studied population. Defines autism and shows its main features and differences. Highlights the main existing intervention programs. Shows the benefits the ICTs (information and communication technologies) are likely to bring to the disabilities/autistic. Proposes aid researchers in understanding new interfaces of access to information. Shows how learning takes place in autistic. Presents examples of interfaces and learning applications and as is access to information for these users. Deals about the role of the librarian. Introduce the function and mission of libraries and bibliographic catalogs. Finally propose a supplementary bibliography on the subject.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação e Documentação, Biblioteconomia, 2015.
Aparece na Coleção:Biblioteconomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons