Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Meneses, Kátia Vanessa Pinto de | - |
dc.contributor.author | Cardial, Carina Ingrid Sousa | - |
dc.identifier.citation | CARDIAL, Carina Ingrid Sousa. Jogos de computador utilizados em treino cognitivo com idosos: uma revisão bibliográfica. 2014. [20] f. Monografia (Bacharelado em Terapia Ocupacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2014. | en |
dc.description.abstract | O objetivo dessa revisão bibliográfica foi identificar estudos que utilizam de jogos de computador como recurso em treinamento cognitivo em idosos, e como objetivos específicos identificar quais jogos estão sendo usados, seus benefícios e as vantagens da utilização desses recursos em programas de intervenção cognitiva. Utilizou-se como fonte de buscas as bibliotecas: Biblioteca Virtual da Saúde - BVS, Science Direct e Periódicos Capes; com a combinação dos descritores: “jogos de computador”,” treino cognitivo”, “reabilitação cognitiva”, “idoso”, “intervenção cognitiva”. Foram incluídas as publicações de 2004 a 2014, escritas em português e inglês. Foram encontrados um total de 132 artigos. Após a leitura de títulos e resumos foram escolhidos 14 artigos. Aplicados os critérios de exclusão foram selecionados 5 artigos para compor a amostra. Dos 5 estudos selecionados, 4 utilizaram softwares para o treinamento cognitivo de idosos. Em todos os estudos selecionados, os participantes foram avaliados após passarem por treinamento cognitivo e os resultados mostraram melhora significativa nas habilidades cognitivas. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Jogos eletrônicos | en |
dc.subject.keyword | Idosos | en |
dc.subject.keyword | Treinamento cognitivo | en |
dc.title | Jogos de computador utilizados em treino cognitivo com idosos : uma revisão bibliográfica | en |
dc.title.alternative | Computer games used as cognitive training with elderly : bibliographic review | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | en |
dc.date.accessioned | 2015-05-06T14:42:09Z | - |
dc.date.available | 2015-05-06T14:42:09Z | - |
dc.date.issued | 2015-05-06T14:42:09Z | - |
dc.date.submitted | 2014-11-26 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/10389 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.description.abstract1 | The aim of this bibliographic review was to identify studies that use computer games as resource in cognitive training with elderly, and as specific objectives, identify what games are been used, the benefits of this games and advantages of using these resources in cognitive intervention programs. Was used as the source searches the libraries: “Biblioteca Virtual da Saúde – BVS”, science direct and Capes Journals; with the combination of the descriptors: “computer games”, “cognitive training”, “cognitive rehabilitation”, “elderly” and “cognitive intervention”. Publications from 2004 to 2014 were included, written in Portuguese and English. A total of 132 articles were found. After the reading of titles and abstracts, 14 articles were selected. After applied the exclusion criteria 5 articles were selected for the sample. Of the 5 selected studies, 4 used software for cognitive training in older adults. In every selected studies, participants were evaluated after passing by cognitive training and results showed significant improvement in cognitive abilities. | - |
Aparece na Coleção: | Terapia Ocupacional
|