Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/10382
Título: | Os jogos e as brincadeiras na educação infantil no Distrito de França - BA |
Autor(es): | Oliveira, Lourivan Pereira de |
Orientador(es): | Ocampo, Gisele Kede Flor |
Assunto: | Jogos educativos Educação de crianças Capacidade motora nas crianças Atividades lúdicas |
Data de apresentação: | 2015 |
Data de publicação: | 6-Mai-2015 |
Referência: | OLIVEIRA, Lourivan Pereira de. Os jogos e as brincadeiras na educação infantil no Distrito de França - BA. 2015. 58 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Piritiba-BA, 2015. |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar a contribuição dos Jogos e Brincadeiras para o Desenvolvimento Infantil. A escolha do tema surgiu da curiosidade e necessidade de entender e observar como os jogos e as brincadeiras se insere no contexto da Educação Infantil no Distrito do França. A pesquisa tem caráter qualitativo, sendo desenvolvido através da pesquisa de campo. Os instrumentos de coleta foram, às observações da prática docente na Educação Infantil, e as habilidades manipulativas básicas de recepção de bola, onde o individuo consistem em agarrar um objeto em movimento de forma proficiente. Está pesquisa pretende analisar os jogos e brincadeiras infantis, através de um estudo para melhor compreendê-los e contribuir para o processo de desenvolvimento da criança na educação. Foi constatada a possibilidade de trabalhar a interdisciplinaridade através do lúdico reafirmando o pensamento dos pesquisadores. E é através deste mecanismo que a criança pode aprimorar suas habilidades manuais e motoras. A ludicidade é considerada como parte de um processo de ensino, no qual há uma integração social, cultural e cognitiva no contexto escolar. Os autores apontam para situações que comprovam que os jogos podem ser explorados para tornar a aprendizagem mais prazerosa ressaltando assim, a importância das atividades recreativas como rica fonte de aprendizagem no âmbito educacional. _________________________________________________________________________ ABSTRACT This work aims to analyze the contribution of the Games and Play for Child Development. The choice of theme arose from the curiosity and need to understand and observe how the games was set in the context of early childhood education in the District of France. The research is qualitative, being developed through field research. Collection instruments were the observations of teaching practice in early childhood education, and basic manipulative skills ball reception, where the individual are to grasp an object moving in a proficient manner. Is research aims to analyze the games and children's games, through a study to better understand and contribute to the development of children in education. It was found the possibility of interdisciplinary work through play reaffirming the thinking of researchers. And it is through this mechanism that the child can improve their manual and motor skills. The playfulness is considered as part of a teaching process in which there is a social, cultural and cognitive in the school context. The authors point to situations that prove that games can be exploited to make learning more enjoyable highlighting thus the importance of recreational activities as rich source of learning in the educational field. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física, Universidade Aberta do Brasil, 2015. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância. |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons