Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Silva, Michel Santos | - |
dc.contributor.author | Marques, Celestiana Teixeira Ribeiro | - |
dc.identifier.citation | MARQUES, Celestiana Teixeira Ribeiro. A influência da educação física escolar no desenvolvimento motor em crianças de 4 anos na visão dos educadores da Creche Professora Mariinha em Piritiba – Bahia. 2015. 35 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Piritiba-BA, 2015. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física, Universidade Aberta do Brasil, 2015. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância. | en |
dc.description.abstract | O desenvolvimento motor deve ser levado em consideração em todos os aspectos da vida humana. E como tal precisa ser colocado em primeiro plano, de forma que não seja deixado de lado, mas acompanhado e estimulado em todo tempo. É através das atividades motoras que as crianças em seus primeiros anos de vida exploram o mundo que a cerca. “As habilidades motoras além de determinadas pela maturação, também podem ser influenciadas pela prática, pela motivação e pela instrução” (GALLAHUE, 2005 apud CARMINATO Ricardo A. 2010). O desenvolvimento motor passa por muitas influencias tanto no meio social quanto biológico. Por isso é que a escola deve ofertar este aprendizado para a criança, por ser ele o mais adequado e apropriado para tais ensinamentos. Podendo a crianças desenvolver suas habilidades motoras, cada vez com mais consciência e eficiência. Para que a Educação Física se justifique no Ensino Infantil se faz necessário que seu projeto educativo ultrapasse a fragmentação, reconhecendo a singularidade e potencialidades das crianças num espaço escolar lúdico, criativo e que promova a interação entre as mesmas. É necessário que a Educação Física contribua para a ampliação da leitura de mundo das crianças, tomando a brincadeira infantil como eixo norteador da proposta, numa perspectiva histórico-cultural. (VIEIRA, 2007). Durante a realização deste trabalho, percebeu-se o quanto a educação física influência no desenvolvimento motor das crianças de 4 anos. Pela analise dos gráficos expostos neste trabalho entende-se que é indispensável o trabalho efetivo nas aulas de educação física para o desenvolvimento motor das crianças na educação infantil. Vários autores falam da importância que tem o desenvolvimento motor em todas as áreas da vida humana, tanto da criança consigo mesma como com o mundo em que ela se relaciona. Pois é através destes movimentos que ela aprende a engatinhar, a andar, a interagir com os objetos a sua volta. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Educação física | en |
dc.subject.keyword | Capacidade motora nas crianças | en |
dc.subject.keyword | Educação de crianças | en |
dc.title | A influência da educação física escolar no desenvolvimento motor em crianças de 4 anos na visão dos educadores da Creche Professora Mariinha em Piritiba – Bahia | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2015-05-06T11:27:18Z | - |
dc.date.available | 2015-05-06T11:27:18Z | - |
dc.date.issued | 2015-05-06T11:27:18Z | - |
dc.date.submitted | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/10381 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Educação Física
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