Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/10375
Título: | A capoeira no contexto educativo escolar : análise da percepção dos alunos do 4º ano do Colégio Monteiro Lobato |
Autor(es): | Souza, Wagner Rogério Moreira de |
Orientador(es): | Castro, Oséias Guimarães de |
Assunto: | Capoeira Educação física Práticas educativas |
Data de apresentação: | 20-Jan-2015 |
Data de publicação: | 5-Mai-2015 |
Referência: | SOUZA, Wagner Rogério Moreira de. A capoeira no contexto educativo escolar: análise da percepção dos alunos do 4º ano do Colégio Monteiro Lobato. 2014. 45 f. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Duas Estradas-PB, 2014. |
Resumo: | O trabalho teve como objetivo analisar as possibilidades de intervenção pedagógica através da capoeira, nas aulas de Educação Física, bem como indicar as atividades para o desenvolvimento global dos indivíduos. A possibilidade de estimular o desempenho motor e a expressão corporal como práticas pedagógicas favorecem a aprendizagem formal e não formal. Trata-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa. Utilizou-se dois questionários semiestruturado, sendo um aplicado aos alunos e outro ao professor ambos, buscou investigar a importância da capoeira, bem como a sua importância como prática educativa. O cenário da pesquisa foi o Colégio Monteiro Lobato, localizado na cidade de Solânea - PB. A amostra foi composta por 16 participantes do estudo, sendo 1 professor e 15 alunos, destes 13 são meninos e 2 são meninas. Os dados foram interpretados e discutidos à luz da literatura. Os resultados foram categorizados pela importância da aprendizagem da capoeira no universo escolar, e após uma recategorização, enfatizou-se a educativa quanto aos aspectos comportamentais e sociais. Os resultados ainda refletem prática da capoeira no contexto escolar ainda se imiscui em preconceitos, tendo em vista que a cosmo visão cultural ainda contribuiu para este olhar preconceituoso. Quanto ao relato do professor de capoeira, o mesmo indica a falta de estrutura para realização desta atividade, ressalta a importância e evolução motora e comportamental dos alunos praticantes da capoeira. O professor ainda citou que através das atividades propostas visa à inclusão social, pretende suprimir o preconceito, e estimular a prática de atividades físicas. O presente estudo ressalta as possibilidades concretas de inserção da modalidade como conteúdo da Educação Física Escolar, bem como discute a importância e benefícios para os alunos praticantes da capoeira. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Universidade Aberta do Brasil, 2014. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância. |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons