Resumo: | O período escolar pode ser considerado como o momento no qual a criança mais se desenvolve, havendo relação direta entre a prática de atividade física e os níveis de desempenho motor da coordenação. A bateria de teste Korperkoordination Test fur Kinder – KTK permite avaliar o desenvolvimento motor coordenado do indivíduo. Assim o objetivo deste trabalho é identificar através do teste do KTK o nível de coordenação motora de 30 alunos de 10 e 11 anos da Escola Estadual José Ourives do Município de Barra do Bugres Mato Grosso. As habilidades avaliadas através do teste KTK preconizam a avaliação da precisão do movimento, a economia do movimento, fluência do movimento, elasticidade do movimento, regulação da tensão, isolamento do movimento e adaptação do movimento. O teste consiste avaliação dos componentes da coordenação corporal, onde avalia o equilíbrio, ritmo, força, lateralidade, velocidade e agilidade, essas atividades foram distribuídas em várias atividades em um fator designado por coordenação corporal. Os resultados indicaram que cerca de 50% (15 alunos) que participaram da pesquisa apresentaram perturbações na coordenação, o que denota geralmente problemas no processo motor, e que tanto os meninos quando as meninas de 10 anos tiveram um desempenho inferior aos meninos e meninas de 11 anos. No teste da trave de equilíbrio para os alunos de 10 anos, pode-se verificar que os meninos (106,8) apresentaram um desempenho superior os das meninas, no teste de saltos monopedais para os alunos de 10 anos, pode-se verificar que as meninas (106) tiveram um desempenho superior os dos meninos (98,3) e na idade de 11 anos esse processo inverteu, no teste de saltos laterais para os alunos de 10 anos, pode-se verificar que os meninos (78,1) tiveram um desempenho superior os das meninas (77,1) e na idade de 11 anos esse processo se manteve, no teste de transferência de plataforma, para os alunos de 10 anos, pode-se verificar que as meninas (47,2) tiveram um desempenho superior os das meninas (46,1) e na idade de 11 anos esse processo se manteve e de forma acentuada. O estudo permitiu identificar que será relevante apresentar mais atividades que estimulem a coordenação motora dos alunos, pois tanto os meninos e meninas apresentam um desempenho de perturbação á coordenação normal. |