Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10350
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_FernandaAraujoRamos.pdf641,7 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação do desempenho motor de escolares na cidade de Barra do Bugres através da bateria de testes KTK
Autor(es): Ramos, Fernanda Araújo
Orientador(es): Castro, Oséias Guimarães de
Assunto: Crianças - desenvolvimento
Capacidade motora nas crianças
Data de apresentação: 5-Dez-2014
Data de publicação: 4-Mai-2015
Referência: RAMOS, Fernanda Araújo. Avaliação do desempenho motor de escolares na cidade de Barra do Bugres através da bateria de testes KTK. 2014. 44 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Barra do Bugres–MT, 2014.
Resumo: O período escolar pode ser considerado como o momento no qual a criança mais se desenvolve, havendo relação direta entre a prática de atividade física e os níveis de desempenho motor da coordenação. A bateria de teste Korperkoordination Test fur Kinder – KTK permite avaliar o desenvolvimento motor coordenado do indivíduo. Assim o objetivo deste trabalho é identificar através do teste do KTK o nível de coordenação motora de 30 alunos de 10 e 11 anos da Escola Estadual José Ourives do Município de Barra do Bugres Mato Grosso. As habilidades avaliadas através do teste KTK preconizam a avaliação da precisão do movimento, a economia do movimento, fluência do movimento, elasticidade do movimento, regulação da tensão, isolamento do movimento e adaptação do movimento. O teste consiste avaliação dos componentes da coordenação corporal, onde avalia o equilíbrio, ritmo, força, lateralidade, velocidade e agilidade, essas atividades foram distribuídas em várias atividades em um fator designado por coordenação corporal. Os resultados indicaram que cerca de 50% (15 alunos) que participaram da pesquisa apresentaram perturbações na coordenação, o que denota geralmente problemas no processo motor, e que tanto os meninos quando as meninas de 10 anos tiveram um desempenho inferior aos meninos e meninas de 11 anos. No teste da trave de equilíbrio para os alunos de 10 anos, pode-se verificar que os meninos (106,8) apresentaram um desempenho superior os das meninas, no teste de saltos monopedais para os alunos de 10 anos, pode-se verificar que as meninas (106) tiveram um desempenho superior os dos meninos (98,3) e na idade de 11 anos esse processo inverteu, no teste de saltos laterais para os alunos de 10 anos, pode-se verificar que os meninos (78,1) tiveram um desempenho superior os das meninas (77,1) e na idade de 11 anos esse processo se manteve, no teste de transferência de plataforma, para os alunos de 10 anos, pode-se verificar que as meninas (47,2) tiveram um desempenho superior os das meninas (46,1) e na idade de 11 anos esse processo se manteve e de forma acentuada. O estudo permitiu identificar que será relevante apresentar mais atividades que estimulem a coordenação motora dos alunos, pois tanto os meninos e meninas apresentam um desempenho de perturbação á coordenação normal.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Universidade Aberta do Brasil, 2014. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons