Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10327
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_WellingtonCleitonAfonsodaSilva.pdf1,77 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Possibilidades e limites do PAV - Programa Girassol – no atendimento à saúde das mulheres vítimas de violência por parceiro íntimo no Paranoá/Itapoã – DF
Autor(es): Silva, Welington Cleiton Afonso Da
Orientador(es): Gonçalves, Andréa de Oliveira
Assunto: Mulheres - violência
Violência contra as mulheres
Sistema Único de Saúde (Brasil)
Data de apresentação: 2-Abr-2015
Data de publicação: 30-Abr-2015
Referência: SILVA, Welington Cleiton Afonso Da. Possibilidades e limites do PAV - Programa Girassol – no atendimento à saúde das mulheres vítimas de violência por parceiro íntimo no Paranoá/Itapoã – DF. 2015. 82 f., il. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Neste trabalho, propõe-se o estudo da violência contra mulher por parceiro íntimo no âmbito da convivência cotidiana das relações que envolvem o desempenho dos papéis de gênero com interface no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS). O interesse por essa temática decorreu da vivência de estágio supervisionado em Serviço Social junto ao Programa Girassol (PAV - Programa de Pesquisa, Assistência e Vigilância a Violências), durante o ano de 2013, no Hospital Regional do Paranoá (HRPa). O objetivo principal desta pesquisa volta-se para a análise das possibilidades e limites do PAV – Programa Girassol no atendimento à saúde das mulheres vítimas de violência por parceiro íntimo no Paranoá/Itapoá- DF, na percepção da equipe de saúde do programa. Trata-se de um estudo da temática violência/saúde/gênero, de caráter exploratório - qualitativo, onde realizou-se uma breve revisão bibliográfica, bem como pesquisa documental no campo, sendo utilizada a entrevista semi-estruturada com a equipe do programa como parte para a obtenção de dados os quais ofereceram subsídios a análise.Foi utilizado roteiro de entrevista com questões a serem exploradas, tendo sido adotados todos os cuidados éticosnecessários por meio da assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) pelas participantes da pesquisa. Pretende-se ao final do estudo contribuir com SES-DF na formulação, na implantação e avaliação sistemáticas das políticas públicas que tratam dessa temática, fazer apontamentos no aprimoramento das ações da equipe de saúde do PAV – Programa Girassol, de modo especial as mulheres vítimas de violências atendidas pelo referido programa, pois a violência de gênero é um problema que perpassa todas as dimensões das relações sociais, cujas raízes encontram-se nas desigualdades de gênero. Tal fenômeno necessita de ser captado, compreendido e combatido em todas as dimensões da realidade social.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2015.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons