Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10320
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_PedroMansuetoDeLavorFilho.pdf395,66 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Indústria brasileira no governo Lula : a construção das Coalizões de Defesa na Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior (Pitce)
Autor(es): Lavor Filho, Pedro Mansueto de
Orientador(es): Carvalho, André Borges de
Assunto: Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior (Pitce)
Política industrial - Brasil
Modelo de Coalizões de Defesa
Brasil - política e governo 2003-2010
Silva, Luiz Inácio Lula da, 1945- política e governo
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 29-Abr-2015
Referência: LAVOR FILHO, Pedro Mansueto de. Indústria brasileira no governo Lula: a construção das Coalizões de Defesa na Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior (Pitce). 2014. 39 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este trabalho busca realizar uma análise da Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior (Pitce), primeiro conjunto de medidas do Governo de Luis Inácio Lula da Silva (2003-2010) voltadas para o setor industrial, tendo como base tanto o contexto econômico e político vivido pela gestão do presidente Lula em seu primeiro mandato (2003-2007) quanto os cenário vividos pelo setor em governos anteriores. O foco será nas mudanças políticas e institucionais – promovidas durante esse período - nos canais de negociação dos atores políticos ligados ao setor industrial, assim como nas percepções dos principais órgãos governamentais e associações envolvidas diretamente nas discussões sobre os rumos da indústria no país. Para isso, será de grande utilidade o Modelo de Coalizões de Defesa (MCD ou no inglês, Advocacy Coalition Framework), que terá o objetivo de identificar os grupos envolvidos nas articulações políticas e suas respectivas visões, sistema de crenças e percepções; verificar as coalizões formadas e seus respectivos posicionamentos perante a Pitce.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2014.
Aparece na Coleção:Ciência Política - Graduação



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons