Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10312
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_LeandroSantosLobo.pdf835,2 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Desigualdades de gênero e raça na estrutura de oportunidades para carreiras políticas : estratégias partidárias no contexto brasileiro
Autor(es): Lobo, Leandro Santos
Orientador(es): Marques, Danusa
Assunto: Partidos políticos
Participação política
Negros
Mulheres na política
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 29-Abr-2015
Referência: LOBO, Leandro Santos. Desigualdades de gênero e raça na estrutura de oportunidades para carreiras políticas: estratégias partidárias no contexto brasileiro. 2014. 89 f. Monografia (Bacharelado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O presente trabalho propõe o exame das estruturas de oportunidades para a construção de carreiras políticas dentro dos partidos. O gênero e a raça são as unidades analíticas destacadas para construção do trabalho, partindo dos pressupostos da condição daquelas como identidades que constitui minorias políticas e filtros seletivos dentro dos partidos, além da necessidade de ampliação das bases de representação política. A investigação almeja a identificação de padrões nas estratégias de inclusão de mulheres e negros com a construção de um painel comparativo entre centro, esquerda e direita no quadro partidário brasileiro. O objeto delimita como escopo os partidos políticos com relevante expressão na ocupação de cadeiras na Câmara dos Deputados do Brasil. A fundamentação teórica postula a pertinência da política de presença, ou dos repertórios de representação descritiva, na teoria da representação e na análise dos sistemas representativos e partidários. Em conjunto faremos a revisão teórica sobre partidos e carreiras políticas que pavimentar a tese do acesso restrito aos espaços formais de representação política.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2014.
Aparece na Coleção:Ciência Política - Graduação



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons