Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/10307
Título: | Implicações vivenciais no cotidiano da pessoa em situação de rua do Distrito Federal |
Autor(es): | Gonçalves, Nádia Luiza |
Orientador(es): | Santos, Josenaide Engracia dos |
Coorientador(es): | Jabur, Pedro de Andrade Calil |
Assunto: | Desigualdade social Pessoas desabrigadas |
Data de apresentação: | 3-Jul-2014 |
Data de publicação: | 29-Abr-2015 |
Referência: | GONÇALVES, Nádia Luiza. Implicações vivenciais no cotidiano da pessoa em situação de rua do Distrito Federal. 2014. 57 f., il. Monografia (Bacharelado em Terapia Ocupacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | Introdução: A situação de rua é um fenômeno social, político e econômico que decorre das desigualdades sociais advindas da marginalização pelo capitalismo. A população em situação de rua é um grupo heterogêneo com características eminentemente urbanas e normalmente vinculadas a trajetórias de exclusão social, comuns nas grandes cidades. Objetivos: Compreender como a pessoa em situação de rua constrói e organiza o seu cotidiano. Identificar os recursos para a realização das atividades de vida diária (AVDs) e atividades instrumentais da vida diária (AIVDs) no cotidiano da pessoa em situação de rua; Descrever os recursos para a realização das atividades instrumentais da vida diária (AIVDs) no cotidiano da pessoa em situação de rua. Metodologia: Pesquisa qualitativa de cunho etnográfico realizada nas ruas de duas Regiões Administrativas do Distrito Federal, por meio de histórias de vida narradas por 4 sujeitos em situações de rua. Análise dos resultados: A pesquisa resultou na análise de 16 categorias de componentes considerados pertinentes no cotidiano de uma pessoa em situação de rua. Discussões: Apesar de todos os sujeitos terem em comum o fato de viver nas ruas, cada um possui sua singularidade e sua forma distinta de organizar seu cotidiano e vivenciar o seu processo de vida na rua. Considerações: Compreender as histórias de vida dos sujeitos envolvidos dá margem a uma série de interpretações, principalmente no que concerne aos sentidos sobre a rua. A Terapia Ocupacional pode contribuir na ressignificação de papeis e discussão sobre o cotidiano de acordo com o contexto e singularidade de cada sujeito. ___________________________________________________________________________ ABSTRACT Introduction: the street situation is a social, political and economical phenomenon that comes from the social disparities caused by the ostracism triggered by capitalism. The population living in street situation is a heterogeneous group with highly urban characteristics and is usually attached to stories of social exclusion, common to big cities. Objectives: Understand how the individuals in street situation build and organize their daily routine; identifythe necessary supplies to perform activities of daily living (ADLs) and instrumental activities of daily living (IADLs) on the routine of these individuals; describe the necessary supplies to perform instrumental activities of daily living (ADLs) on the routine of the individuals in street situation. Methodology: Qualitative research with ethnographic approach performed on the streets of two administrative regions of Distrito Federal, based on life stories narrated by four individuals living in street situation. Result analysis: the research resulted in the analysis of 16 categories of components considered relevant in the daily routine of the individuals in street situation. Discussion: Although all individuals have in common the fact that they all live on the streets, each one of them have their own particularities and their own distinctive way of organizing their daily lives and of dealing with the fact of living on the streets. Considerations: understanding the life stories of the individuals involved leaves some room for interpretation, specially regarding the meanings of the street. The occupational therapy can contribute on reframing roles and discussing the routines according to the context and particularities of each individual. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2014. |
Aparece na Coleção: | Terapia Ocupacional
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons