Título: | Da aldeia para o espaço universitário na cidade : as vivências dos estudantes indígenas da Universidade de Brasília |
Autor(es): | Lopes, Mônica Lima |
Orientador(es): | Guimarães, Sílvia Maria Ferreira |
Assunto: | Índios - educação Universidade de Brasília (UnB) Estudantes universitários Índios - saúde |
Data de apresentação: | 9-Dez-2014 |
Data de publicação: | 28-Abr-2015 |
Referência: | LOPES, Mônica Lima. Da aldeia para o espaço universitário na cidade: as vivências dos estudantes indígenas da Universidade de Brasília. 2014. 85 f., il. Monografia (Bacharelado em Saúde Coletiva) — Universidade de Brasília, Ceilândia-DF, 2014. |
Resumo: | Indígenas de diversos estados do país se deslocam para o Distrito Federal, principalmente em busca de emprego, educação, atenção à saúde, esse deslocamento pode ser temporário ou definitivo. Dentro desse grupo, estão os estudantes universitários indígenas que saem de suas regiões para cursar o nível superior em faculdades públicas e privadas na cidade. Há muitos estudantes indígenas cursando graduação na Universidade de Brasília, assim este trabalho pretendeu analisar como este determinado universo de indígenas vivencia o deslocamento da aldeia para a cidade e como eles criam estratégias de cuidado. Utilizou-se como metodologia a abordagem qualitativa. A etnografia foi escolhida como método de pesquisa, pois possibilita a interação e a inserção nos espaços de sociabilidade dos sujeitos, através do contato informal e formal. Esses estudantes criam e sinalizam determinadas estratégias de cuidado que deveriam ser fomentadas. A incrível rede de sociabilidade criada por eles em ambientes diversos que vai de academia de ginástica a bares, revela a criatividade e não passividade desses estudantes que ocupam os espaços e se expõem, buscando momentos de sanidade e equilíbrio em local (universidade) e tempo (graduação) tão adverso. |
Abstract: | In search of employment, education or health care, indigenous from several states of Brazil move to Distrito Federal in a migration that can be temporary or permanent. Within this group are the indigenous university students who leave their regions to attend graduation courses in public and private schools of great cities. Some of them are studying at the University of Brasília, therefore this research aims to analyze how this particular universe of indigenous experiences the village displacement and how they create health care strategies. The qualitative approach methodology was used as the thesis basis. Ethnography was chosen as a research method, by the time it enables the interaction and the inclusion in the sociability spaces of the subjects, through informal and formal contact. These students create and evidence certain health care strategies that should be encouraged. The incredible network of sociability created by them in various environments ranging from fitness gyms to bars, reveals creativity, instead of passivity, of those students who occupy the spaces and expose themselves, seeking moments of sanity and balance in an unfavorable local (university) and time (graduation). |
Informações adicionais: | Monografia (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Graduação em Saúde Coletiva, 2014. |
Aparece na Coleção: | Saúde Coletiva - Campus UnB Ceilândia
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