Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10288
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_BrunoLimaTeixeira.pdf654,9 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Estranhas no ninho : uma análise comparativa da atuação parlamentar de homens e mulheres na Câmara dos Deputados
Autor(es): Teixeira, Bruno Lima
Orientador(es): Marques, Danusa
Assunto: Câmara dos Deputados - Brasil
Câmara dos Deputados - Brasil - mulheres
Mulheres - emprego
Mulheres na política
Relações de gênero
Mulheres - atuação parlamentar
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 27-Abr-2015
Referência: TEIXEIRA, Bruno Lima. Estranhas no ninho: uma análise comparativa da atuação parlamentar de homens e mulheres na Câmara dos Deputados. 2014. 59 f. Monografia (Bacharelado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo identificar a existência de um comportamento legislativo diferenciando entre homens e mulheres e se há divisão sexual dos trabalhos legislativos na Câmara dos Deputados. Levou-se em consideração a produção legislativa de homens e mulheres no ano de 2011 quanto aos assuntos “infância” e “tributação” e; o quadro da Mesa Diretora desde 1990 até 2014. Inicialmente, discute-se sobre o caráter patriarcal da dicotomia público-privada e seu papel na perpetuação da subordinação das mulheres. Uma vez que às mulheres são atribuídos papeis ligados ao cuidado, tem-se que, uma vez dentro do campo da política, elas identificam a relação da sua atuação em uma justificativa baseada na política do desvelo (MIGUEL, 2001).
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2014.
Aparece na Coleção:Ciência Política - Graduação



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons