Resumo: | Este trabalho é fruto da experiência de aulas de piano a uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA). As observações foram realizadas no Centro Educacional Presbiteriano, em Barra do Garças – MT, com uma criança de nove anos, em atividades extraclasses. São apresentados neste trabalho, resultados de pesquisas sobre o autismo e a música, bem como o benefício desta às crianças com TEA. Foi utilizado o método qualitativo, com a descrição das observações e entrevistas. Sobre esses dados foram feitas reflexões sobre os desafios e os limites de inclusão de crianças autistas às aulas de música. Renomados autores como Willems (1962), Benezon (1981), Sá (2003), Whipple (2004), Fonterrada (2005), Oliveira (2008), Prestes (2008), Ratajaczak (2011), Espírito Santo (2012) entre outros formaram a base da fundamentação teórica deste trabalho. Os resultados musicais alcançados em relação aos elementos fundamentais da música (melodia, harmonia e ritmo), às propriedades do som (altura, duração, intensidade e timbre) e notação musical, foram satisfatórios, porém, o mais importante foi o processo de aprendizagem focado sempre nas possibilidades e não nas dificuldades. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT This text is the result of the experiences of piano lessons taught to a child with Autism Spectrum Disorder (ASD). The observations were made in the Centro Educacional Presbiteriano, in Barra do Garças – MT, with a nine year old child, in afterschool program. It is presented a theoretical revision about autism and music, as well as the benefit of music to children with ASD. This study used the qualitative method based on the description of the observations and interviews. Based on the results, reflections were drawn about the challenges and the limits of the inclusion of autistic children in music lessons. Renowned authors as Willems (1962), Benezon (1981), Sá (2003), Whipple (2004), Fonterrada (2005), Oliveira (2008), Prestes (2008) , Ratajaczak (2011), Espírito Santo (2012) among others, have provided the basis of the theoretical foundation for this work. The musical results achieved in relation to the fundamental elements of music (melody, harmony and rhythm), the properties of the sound (height, duration, intensity and timbre) and musical notation, were satisfactory, however, the most important was the learning process focused always on the possibilities and not in difficulties. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Decanato de Ensino de Graduação, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, Departamento de Música, Curso de Licenciatura em Música a Distância, 2014. |