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Título: O projeto político pedagógico e sua contribuição com a aprendizagem dos alunos
Autor(es): Almeida, Gisele Correa Fialho de
Orientador(es): Freitas, Olga Cristina Rocha de
Assunto: Projeto político-pedagógico
Autonomia - educação
Processo de ensino-aprendizagem
Data de apresentação: 26-Jul-2014
Data de publicação: 20-Abr-2015
Referência: ALMEIDA, Gisele Correa Fialho de. O projeto político pedagógico e sua contribuição com a aprendizagem dos alunos. 2014. 60 f., il. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Considerando o Projeto Político Pedagógico como um direito e dever da escola e como um dos desafios para o avanço na organização do trabalho pedagógico, o presente trabalho objetiva discutir a importância do referido projeto na mediação do processo de construção da autonomia no cotidiano escolar. Sob esse ângulo, a reflexão preocupa-se em ressaltar a necessidade da proposta pedagógica orientar e articular-se ao planejamento da escola como um todo, articulando-o com a prática do professor, de modo a formar cidadãos críticos capazes de atuar na sociedade. A pesquisa foi realizada na Escola Classe 415 de Samambaia, objetivando analisar a participação do corpo docente, corpo discente e comunidade na elaboração da proposta pedagógica da Instituição de Ensino. A metodologia escolhida para esta pesquisa, na abordagem do tema, foi a pesquisa qualitativa e foram escolhidos alguns autores como referência.
Abstract: Considering the Political Pedagogical Project as a right and duty of the school and as one of the challenges for advancing the organization of educational work, the present work discusses the importance of this project in mediating the construction of autonomy in school everyday process. From this angle, the reflection is concerned to emphasize the need for pedagogical proposal guide and link to the planning of the school as a whole, linking it with the practice of the teacher, to form critical citizens capable of functioning in society. The survey was conducted in School Class of 415 Fern, aiming to analyze the participation of the faculty, student body and community in drafting of School pedagogical proposal. The methodology chosen for this research, the approach of the issue, qualitative research and some authors were chosen as reference.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014.
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