Resumo: | Partindo do principio de que vários pesquisadores vêm explorando sob vários ângulos a interface das linguagens geográfica e cinematográfica, esse trabalho tem como objetivo principal testar a viabilidade ou não de se construir uma ponte entre a geografia e a obra do cineasta Luis Buñuel. O aporte epistemológico da Geografia Humanística, baseada no método fenomenológico, em que a chamada “Geopoética” encontra-se inserida, propiciou a aproximação entre geografia e arte e a consequente justaposição entre geografia e cinema. O trabalho se desenvolveu em quatro diferentes etapas. Na primeira, falamos sobre o método de Análise Fílmica, procurando demonstrar como operacionalizá-la para estudos de caso. Na segunda, abordamos o que os geógrafos culturais brasileiros vêm produzindo na área de cinema. Na terceira, nos valemos do “caso empírico” Buñuel, analisando sua biografia para tentar entender como as ambiências aparecem em sua obra e buscando interpretar a relação das personagens com espaços fílmicos. Na quarta e última etapa, nos guiamos por um protocolo de parâmetros sugeridos por uma ficha de análise para procedermos ao exame da obra do diretor – lançando, portanto, um “olhar geográfico” sobre seus filmes. Para tanto, foi definida como objeto de exame uma amostra de dezoito obras do referido autor. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT Based on the fact that many researchers have been exploring from several angles the interface between geographical and cinematic language, this work aims to test the viability or not to build a bridge between Geography and the work of the filmmaker Luis Buñuel. The epistemological contribution of Humanistic Geography, based on the phenomenological method, in which the so-called "Geopoetics" lies inserted, provided the connection between Geography and Art and the consequent juxtaposition between Geography and cinema. The work was developed in four different stages. At first, we talked about the method of filmic analysis, trying to demonstrate how to operationalize it in case studies. In the second, we discuss what Brazilian cultural geographers have been producing in the field of cinema. In the third, we avail of the "empirical case" Buñuel, analyzing his biography searching to understand how ambiences appear in his work and seeking to interpret the relationship between characters and filmic spaces. The fourth and final step, We are guided by a parameters protocol suggested by an analysis form to proceed to the examination of the work of the director - giving, therefore, a "geographical look" on his films. For that, It was defined as an object of examination a sample of eighteen works of that author. |