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dc.contributor.advisorGuiraldelli, Reginaldo-
dc.contributor.authorSousa, Neiva Lopes-
dc.identifier.citationSOUSA, Neiva Lopes. Serviço social e a política de assistência estudantil na UnB. 2014. 66 f., il. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2014.en
dc.description.abstractEste trabalho advém da experiência obtida em estágio obrigatório na Diretoria de Desenvolvimento Social (DDS) e tem o objetivo de mostrar a importância do profissional Assistente Socialna operacionalização do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). O histórico da Educação em um tempo determinado se interliga ao histórico do Serviço Social, servindo para reproduzir o atual sistema. AEducação serviu a classe dominante para domesticar o trabalhador aos ditames do capital tal qual o Serviço Social na sua origem. Porém,na dinâmica social,ambos se transformaram, ultrapassaram sua visão de uma única ideologia dominante e puderam servir também àclasse dominada. O Serviço Social,a princípio fundamentado no positivismo moralizante,também fez um papel de educador das populações pauperizadas para manter a harmonia social e para reprodução do trabalho explorado. Em um dado momento histórico,repensa seu fazer profissional, muda seu direcionamento para uma visão crítica da sociedade e passa a servir aos anseios da classe trabalhadora, e em sua contradição também serve ao mercado. Este trabalho vem apresentar um espaço indispensável ao profissional Assistente Social: a política de Educação, um espaço ainda em disputa pela profissão,que na operacionalização do Programa Nacional de Assistência Estudantil éimprescindível por seu aporte teórico metodológico e técnico operativo,que colabora para a garantia e expansão do direito a educação superior a estudantes em situação socioeconômica desfavorável. _______________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis work stems from the experience gained in compulsory training in Social Development Board ( DDS ) and aims to show the importance of professional social worker in the opera-tionalization of the National Student Assistance Program (PNAES). The historic of education in a determinate time is connect to the Social Service, in object to reproduce the actual sys-tem, the education is important for the dominant class, to make the worker be able to the rules of the state and the original Social Service. But,in the social dynamic both change, getting over the vision of only one ideology and also could works for a dominant class. The educa-tion, directional politic to all the class, can also be used to the dominant and the dominated class. The Social Service, based on positivism sententious also made an educator of poor pop-ulation service to continue the social harmony, and for reproduction of the explored work, in a moment thinking of actualizing skills, changing the focus for a critic vision society, and for the workers class needs. This works presents airreplaceable ranking for the Social Service. In the PNAES (National Program of Students' Assistance) is very important actuation of the So-cial Service that with theoretical methodology and technical operative, collaborating for the expansion rights of superior education,guaranteedto students in unflattering socioeconomics situations.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordServiço social escolaren
dc.subject.keywordEstudantes - programas de assistênciaen
dc.titleServiço social e a política de assistência estudantil na UnBen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2015-04-16T14:45:42Z-
dc.date.available2015-04-16T14:45:42Z-
dc.date.issued2015-04-16T14:45:42Z-
dc.date.submitted2014-12-08-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/10234-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.contributor.advisorcoFigueiredo, Kênia Augusta-
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