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https://bdm.unb.br/handle/10483/10217
Título: | Metamorfoses : reflexões sobre pintura corporal indígena e tatuagem |
Autor(es): | Miranda, Marisa Mendonça Pires de |
Orientador(es): | Regiani, Atila Ribeiro de Sousa |
Assunto: | Pintura corporal indígena Tatuagem Expressão corporal |
Data de apresentação: | 5-Dez-2014 |
Data de publicação: | 13-Abr-2015 |
Referência: | REGIANI, Atila Ribeiro de Sousa. Metamorfoses: reflexões sobre pintura corporal indígena e tatuagem. 2014. 49 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Plásticas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | “Metamorfoses: reflexões sobre pintura corporal indígena e tatuagem” se propos a refletir sobre processos de transformação social, cultural e perceptiva das duas formas de expressão, bem como estabelecer pontos de diferença e semelhança entre as mesmas. A pintura corporal indígena é refletida a partir de um mito Wayana que narra a metamorfose de um Homem-Lagarta. Já a tatuagem é refletida a partir do filme “A mosca” (CRONENBERG, 1986), que narra a metamorfose de um Homem-Mosca. As duas narrativas - que fazem alusão a práticas distintas - geram uma síntese. A síntese se baseia na reflexão de experiências práticas que dizem respeito especialmente à maneira como pessoas do contexto da tatuagem percebem a pintura corporal indígena. Esta reflexão se desenvolveu por meio de uma pesquisa que teve seu início na elaboração de aulas para uma experiência de estágio no Centro de Ensino Médio Elefante Branco (CEMEB), escola pública localizada na região do Plano Piloto de Brasília. ________________________________________________________________________________ ABSTRACT “Metamorphoses: reflections on indian corporal painting and tattoo” proposed a reflection on process of social, cultural and perceptive transformations of the two forms of expression, as well as bring up points of difference and similarity between them. The indian corporal painting is reflected through an Wayana mith that narrates the metamorphoses of a Caterpillar-Man. The tattoo, for its side, is reflected through the movie “The Fly” (1986. David Cronenberg. 96 minutes. Color. Horror Science Fiction.), that narrates the metamorphoses of a Fly-Man. The confront between the two narratives – each one respectively making allusion on these practices - originates a synthesis. The synthesis is based on a reflection of practical experiences that investigates the way people of the context of tattoo perceives the indian corporal painting. This reflection was desenvolved through an research that began with an mandatory intership for teaching license occurred in the Center of Secondary School White Elephant (Centro de Ensino Médio Elefante Branco), public school located in Plano Piloto, Brasília. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, 2014. |
Aparece na Coleção: | Artes Plásticas
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