Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10199
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_HofmannCarvalhoBispo.pdf462,09 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O ensino de piano no Brasil : uma revisão de literatura
Autor(es): Bispo, Hofmann Carvalho
Orientador(es): Montandon, Maria Isabel
Assunto: Música para piano
Piano - instrução e estudo
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 13-Abr-2015
Referência: BISPO, Hofmann Carvalho. O ensino de piano no Brasil: uma revisão de literatura. 2014. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O objetivo da pesquisa é mapear literatura que contenha o tema “ensino de piano” no Brasil, a partir de 1992, buscando também compreender as tendências que emergem dessa literatura. Esse projeto se faz necessário pelo fato de mapear as temáticas e tendências da literatura sobre ensino de piano, indicando temáticas, autores e fontes. Concluiu-se que as temáticas são cariadas, incluindo temas como: “ensino de piano para iniciantes”, “repertório para iniciantes”, “ensino de piano em universidades”, “ensino de piano e motivação”, “criatividade no ensino de piano”, “ensino de piano em grupo/coletivo”, e “ensino de piano em geral”. A pesquisa pode concluir que há uma crescente tendência de se propor no ensino de piano a autonomia do aluno utilizando o piano como instrumento musicalizador, incluir conteúdos e materiais como a criação musical, a busca por um repertório que se adeque à realidade do aprendiz, e um aumento no número de produção referente ao ensino em grupo. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The research objective is to map the literature containing the theme "piano teaching" in Brazil, from 1992, also seeking to understand trends that emerge from this literature. This project is needed because the mapping thematic trends and the literature on teaching piano, indicating themes, authors and sources. It was concluded that the themes are decayed, including topics such as: "teaching piano for beginners", "repertoire for beginners", "piano teaching in universities", "piano teaching and motivation", "creativity in teaching piano" "teaching piano in group / collective" and "piano teaching in general." Research can conclude that there is a growing tendency to propose teaching piano student autonomy using the piano as an instrument for music education include content and materials such as music creation, the search for a repertoire that fits the reality of the learner, and an increase in the number of production for the group teaching.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2014.
Aparece na Coleção:Música



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons