Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1017
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_WeiderDanielLemes.pdf721,98 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Mercado turístico de Brasília e sua principal vocação turística
Autor(es): Lemes, Weider Daniel
Orientador(es): Borda, Gilson Zehetmeyer
Assunto: Turismo de negócios
Turismo de eventos
Brasília (DF) - turismo
Trade turístico
Data de apresentação: 28-Jul-2009
Data de publicação: 13-Jul-2010
Referência: LEMES, Weider Daniel. Mercado turístico de Brasília e sua principal vocação turística. 2009. 94 f. Monografia (Especialização em Gestão de Negócios em Turismo)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: Este trabalho foi realizado com a expectativa de conhecer e aprofundar no mercado turístico de Brasília, em especial o mercado de eventos e negócios, uma vez que é o segmento que tem recebido grande destaque no mercado brasileiro e mundial. O estudo teve uns dos principais objetivos analisar a opinião do trade turístico quanto a principal vocação turística da cidade de Brasília. Para estruturar o trabalho, o autor delineou a história e as características do turismo de eventos como elemento essencial na atividade turística atual; discutiu sobre a atividade turística e suas questões contemporâneas; alguns aspectos importantes do sistema de turismo, da segmentação turística e da gestão estratégica dos destinos turísticos. Foi também apresentado o panorama turístico da cidade de Brasília, incluindo sua história, atrativos, aspectos sobre o turismo de eventos e negócios, suas deficiências, novos projetos e investimentos que serão realizados na capital federal. Em um segundo momento, foram apresentados os procedimentos metodológicos utilizados no trabalho e, por fim, para um melhor delineamento do estudo, foram aplicados questionários estruturados, com questões fechadas e objetivas junto ao trade turístico da cidade e análise das pesquisas e trabalhos já realizados sobre o tema, os quais foram de grande importância, pois possibilitou maior interação e observação do mercado estudado. Com isso, foi identificado que o turismo em Brasília está passando por um momento de amadurecimento, pois levantou-se a existência de vários projetos para melhoraria ad infraestrutura da cidade e para estruturar o turismo, assim como várias deficiências a serem sanadas e que o trade turístico ainda tem uma visão um pouco distorcida sobre o turismo na capital, acreditando que turismo de eventos é a principal vocação turística na cidade, o que na verdade é o turismo de negócios, a que se deve a existência do turismo na capital. ____________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study was conducted with a high expectation of exploring and deepening the knowledge about tourism in Brasilia, more specifically the tourism associated with events and business, since this area had become very important to the Brazilian and international market. The main objective of this study was to analyze the opinion of the touristic trade relative to the main touristic nature of Brasilia. For a better structuring of this work, I outlined the history and characteristics of the tourism related with events as an essential element in the current tourist activity; some important aspects of the tourism system are discussed relative to touristic activity and contemporary issues, the segmentation and the strategic management of tourism destinations. Additionally, I also present the touristic landscape of Brasilia, including its history, attractions, potential for events and business tourism, its deficiencies, new projects and investments in the Federal Capital. In a second point, I present the methodological procedures used in this study, and finally, for a better organization of the study, I applied structured and objective questionnaires to the touristic trade of this city and analyzed research and studies already conducted on this subject. These latter points were of great importance, allowing greater interaction with and observations of the studied market. Based on the study, it was possible to conclude that the tourist industry in Brasilia is going through a moment of attaining greater maturity. It was possible to observe the existence of various projects to improve the infrastructure of the city and to structure the touristic trade, as well as several problems that have to be resolved. The touristic industry still maintains the somewhat distorted idea about tourism in the capital, believing that the tourism associated with events is the main touristic vocation of the city.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2009.
Aparece na Coleção:Gestão de Negócios em Turismo



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.