Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Brandão, Maria de Fátima Ramos | - |
dc.contributor.author | Costa, Brunno Vilas Boa | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Brunno Vilas Boa. Pensamento computacional na Educação de Jovens e Adultos: um estudo de caso utilizando dispositivos móveis. 2014. ix, 98 f., il. Monografia (Licenciatura em Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2014. | en |
dc.description | Monografia (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2014. | en |
dc.description.abstract | Este projeto tem a finalidade de inserir o Pensamento Computacional em alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), utilizando dispositivos móveis. Os fundamentos da Ciência da Computação são base para o Pensamento Computacional. Assim, foram propostas atividades pedagógicas que apliquem o Pensamento Computacional na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Também foi desenvolvido um aplicativo denominado ForEJA, com o intuito de demonstrar e validar as atividades pedagógicas propostas. O aplicativo foi desenvolvido para dispositivos móveis que possuem sistema operacional Android – presente na maioria dos celulares. O forEJA realiza o uso de vários recursos presentes nos celulares, como, uso do microfone, uso da caixas acústicas, vídeos, animações e imagens coloridas. Buscando analisar a ambientação do ForEJA com alunos e validar as atividades pedagógicas propostas, alunos da Educação de Jovens e Adultos de uma escola pública do Distrito Federal utilizaram o aplicativo ForEJA. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Educação de Jovens e Adultos (EJA) | en |
dc.subject.keyword | Pensamento computacional | en |
dc.subject.keyword | Ciência da Computação | en |
dc.subject.keyword | Dispositivos móveis | en |
dc.title | Pensamento computacional na Educação de Jovens e Adultos : um estudo de caso utilizando dispositivos móveis | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2015-04-02T12:42:30Z | - |
dc.date.available | 2015-04-02T12:42:30Z | - |
dc.date.issued | 2015-04-02T12:42:30Z | - |
dc.date.submitted | 2014-12-12 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/10159 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.description.abstract1 | This project aims to enter the Computational thinking in students of the Youth and Adult Education (EJA) using mobile devices. The fundamentals of Computer Science are based on Computational Thinking. Thus, educational activities were proposals for applying Computational Thinking in Youth and Adult Education (EJA). An application called ForEJA, in order to demonstrate and validate the activities pedagogical proposals was also developed. The application is designed for mobile devices that have Android operating system - present in most cell. The forEJA performs the use of various resources present in the cell, such as, microphone use, use of speakers, videos, animations and colorful images. Seeking to analyze the ambiance of ForEJA with students and validate the proposed pedagogical activities, students of the Youth and Adult Education in a public school in the Federal District used the ForEJA application. | - |
Aparece na Coleção: | Computação
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