Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10159
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_BrunnoVilasBoaCosta.pdf22,59 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorBrandão, Maria de Fátima Ramos-
dc.contributor.authorCosta, Brunno Vilas Boa-
dc.identifier.citationCOSTA, Brunno Vilas Boa. Pensamento computacional na Educação de Jovens e Adultos: um estudo de caso utilizando dispositivos móveis. 2014. ix, 98 f., il. Monografia (Licenciatura em Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2014.en
dc.descriptionMonografia (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2014.en
dc.description.abstractEste projeto tem a finalidade de inserir o Pensamento Computacional em alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), utilizando dispositivos móveis. Os fundamentos da Ciência da Computação são base para o Pensamento Computacional. Assim, foram propostas atividades pedagógicas que apliquem o Pensamento Computacional na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Também foi desenvolvido um aplicativo denominado ForEJA, com o intuito de demonstrar e validar as atividades pedagógicas propostas. O aplicativo foi desenvolvido para dispositivos móveis que possuem sistema operacional Android – presente na maioria dos celulares. O forEJA realiza o uso de vários recursos presentes nos celulares, como, uso do microfone, uso da caixas acústicas, vídeos, animações e imagens coloridas. Buscando analisar a ambientação do ForEJA com alunos e validar as atividades pedagógicas propostas, alunos da Educação de Jovens e Adultos de uma escola pública do Distrito Federal utilizaram o aplicativo ForEJA.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação de Jovens e Adultos (EJA)en
dc.subject.keywordPensamento computacionalen
dc.subject.keywordCiência da Computaçãoen
dc.subject.keywordDispositivos móveisen
dc.titlePensamento computacional na Educação de Jovens e Adultos : um estudo de caso utilizando dispositivos móveisen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2015-04-02T12:42:30Z-
dc.date.available2015-04-02T12:42:30Z-
dc.date.issued2015-04-02T12:42:30Z-
dc.date.submitted2014-12-12-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/10159-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.description.abstract1This project aims to enter the Computational thinking in students of the Youth and Adult Education (EJA) using mobile devices. The fundamentals of Computer Science are based on Computational Thinking. Thus, educational activities were proposals for applying Computational Thinking in Youth and Adult Education (EJA). An application called ForEJA, in order to demonstrate and validate the activities pedagogical proposals was also developed. The application is designed for mobile devices that have Android operating system - present in most cell. The forEJA performs the use of various resources present in the cell, such as, microphone use, use of speakers, videos, animations and colorful images. Seeking to analyze the ambiance of ForEJA with students and validate the proposed pedagogical activities, students of the Youth and Adult Education in a public school in the Federal District used the ForEJA application.-
Aparece na Coleção:Computação



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons