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https://bdm.unb.br/handle/10483/10158
Título: | Avaliação da vibração do corpo inteiro de condutor de veículos |
Autor(es): | Oliveira, Filipe Tavares |
Orientador(es): | Diniz, Alberto Carlos Guimarães Castro |
Coorientador(es): | Anflor, Carla Tatiana Mota |
Assunto: | Veículos Vibração Sistemas dinâmicos |
Data de apresentação: | 4-Dez-2014 |
Data de publicação: | 2-Abr-2015 |
Referência: | OLIVEIRA, Filipe Tavares. Avaliação da vibração do corpo inteiro de condutor de veículos. 2014. 62 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Mecânica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | A vibração mecânica é um fenômeno bastante presente nas atividades diárias do ser humano. Com a evolução da engenharia, máquinas cada vez mais potentes vêm sendo fabricadas e seu funcionamento acaba por gerar vibrações em intensidades nem sempre seguras ao ser humano, situação que pode ser controlada por meio de sistemas dinâmicos. Assim, esta pesquisa tem como objetivo implementar as equações físicas que permitam construir um modelo numérico funcional do assento de motoristas de veículos pesados. Aleatoriedades ou variações na regulagem da suspensão do assento são então introduzidas no modelo para avaliar a variação dos riscos à saúde do motorista. Tais aleatoriedades serão introduzidas pelo método da álgebra de intervalos. Este método é uma maneira rápida, em relação aos métodos estocásticos, de lidar com modelos de parâmetros incertos ou que variam aleatoriamente. |
Abstract: | The mechanical vibration is a phenomenon quite present in human’s daily activities. The evolution of the engineering has created increasingly powerful machines, which functioning ends up generating vibrations at intensities not always safe for humans, situation that can be controlled by means of dynamic systems. Thus, this research aims to implement the physic equations which permit building a functional numerical model of the heavy vehicles drivers’ seat. Randomness or variations in seat’s suspension adjustments are then introduced into the model to evaluate the variation of the health risks of the driver. Such randomness will be introduced by the method of interval algebra. This method is fast, compared to stochastic methods, to deal with uncertain model parameters that vary randomly. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2014. |
Aparece na Coleção: | Engenharia Mecânica
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