Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1014
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_AlkimarSampaioSouza.pdf855,5 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Inserção dos órgãos de segurança pública estaduais na faixa de fronteira
Autor(es): Souza, Alkimar Sampaio de
Orientador(es): Vaz, Alcides Costa
Assunto: Segurança pública
Crime transnacional
Brasil - relações exteriores
Brasil - fronteiras
Data de apresentação: Dez-2009
Data de publicação: 13-Jul-2010
Referência: SOUZA, Alkimar Sampaio de. Inserção dos órgãos de segurança pública estaduais na faixa de fronteira. 2009. 45 f. Monografia (Especialização em Relações Internacionais)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: O estudo analisa a inserção de um novo paradigma da segurança pública na faixa de fronteira do Brasil com os países vizinhos como forma de prevenir e reprimir os crimes transnacionais e domésticos na região fronteiriça influenciados pelo processo de globalização. O controle desses delitos são fatores preponderantes para o bem estar do cidadão residente na faixa de fronteira além da contribuição para o desenvolvimento econômico, cultural e social da região através das relações internacionais regionais das instituições de segurança dos países envolvidos. Com o processo de globalização o Estado deixou de ser o único e mais relevante ator nas relações internacionais, pois com essa nova ordem global houve uma evolução dos processos das trocas comerciais pela liberalização dos fluxos internacionais financeiros e de mercadorias além da revolução tecnológica das comunicações que contribuiu para trazer benefícios para a economia mundial, sendo que esses fenômenos também facilitaram para o aumento da internacionalização do crime. O presente trabalho buscará fazer uma análise da importância da inserção dos órgãos de segurança pública estaduais na faixa de fronteira do Brasil com os demais países vizinhos como um novo paradigma nas relações internacionais regionais.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais, 2009.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2009.12.TCC.1014
Aparece na Coleção:Relações Internacionais - Especialização



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons