Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10130
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_FellipeBarrosPianco.pdf520,56 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Ibovespa e variáveis macroeconômicas : uma análise dos determinantes do mercado acionário brasileiro pela teoria de precificação por arbitragem (APT)
Autor(es): Piancó, Fellipe Barros
Orientador(es): Zapata, Clovis
Assunto: Teoria de Precificação por Arbitragem (APT)
Ibovespa
Bolsa de valores
Bolsa de valores
Mercado acionário brasileiro
Data de apresentação: 15-Dez-2014
Data de publicação: 31-Mar-2015
Referência: PIANCÓ, Fellipe Barros. Ibovespa e variáveis macroeconômicas: uma análise dos determinantes do mercado acionário brasileiro pela teoria de precificação por arbitragem (APT). 2014. 51 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A Teoria de Precificação por Arbitragem (APT) foi apresentada por Ross (1976) como uma alternativa ao CAPM na explicação de retornos de ações. A escolha dessa metodologia se dá pela possibilidade de serem incluídas variáveis macroeconômicas como explicativas de ativos ou portfólios. Desde Chen (1986) a Ikoku e Okany (2014) tem sido investigado o poder de explicação das variáveis macroeconômicas nos mercados acionários. Os primeiros trabalhos, na década de 1970 a 1980, foram centrados em mercados de países desenvolvidos, sendo somente no final da década de 1990 e, principalmente, a partir dos anos 2000 que mercados acionários de economias emergentes passaram a ser mais estudados. Dessa forma, será investigado se os retornos do índice Ibovespa, carteira teórica composta pelos ativos mais negociados na bolsa de valores de São Paulo (Bovespa) pode ser explicado por variáveis que retratam o desempenho da economia brasileira, tais como produção industrial, vendas no varejo, indicadores antecedentes dos setores industrial e de serviço e índice de preços, ou que reflitam a conjuntura internacional, como índice de mercado da bolsa de Nova Iorque (S&P-500), taxa de câmbio, índice de volatilidade das ações do S&P-500, índice de preços de commodities. O modelo estimado indicou que o desempenho da economia brasileira não influencia os preços dos ativos, mas a conjuntura internacional explica bem o comportamento do Ibovespa. É interessante ressaltar a significância do fluxo de recursos estrangeiros na bolsa para o desempenho de nosso mercado, o que deve estar associado ao fato dos indicadores de conjuntura internacional serem mais significantes.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Graduação em Ciências Econômicas, 2014.
Aparece na Coleção:Ciências Econômicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons