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https://bdm.unb.br/handle/10483/10128
Título: | Políticas educacionais nos BRICS |
Autor(es): | Avellar, Corina Lovison Nassif |
Orientador(es): | Bertussi, Geovana Lorena |
Assunto: | BRICS BRICS - políticas educacionais Educação - crescimento econômico Capital humano |
Data de apresentação: | 4-Dez-2014 |
Data de publicação: | 31-Mar-2015 |
Referência: | AVELLAR, Corina Lovison Nassif. Políticas educacionais nos BRICS. 2014. xii, 97 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é apresentar as políticas educacionais dos BRICS à luz dos modelos de capital humano. A hipótese de pesquisa afirma que políticas educacionais que levam a um aumento da escolaridade e da qualidade de ensino permitem um maior crescimento do país. Primeiramente, o trabalho apresenta uma revisão bibliográfica da literatura de modelos econômicos de crescimento com base no capital humano, seguida de uma discussão sobre as proxies utilizadas para se mensurar educação. A partir disso, são apresentados os dados e políticas para os países dos BRICS. As conclusões do estudo apontam alguns fatores que limitam a expansão do acesso ao ensino e a melhoria da qualidade do ensino nos países analisados, e boas práticas que poderiam ser compartilhadas. ___________________________________________________________________________ ABSTRACT The purpose of this study is the analysis of educational policies in the BRICS countries. The research hypothesis is that educational policies that lead to an increase in schooling and improve school quality enhance economic growth. Firstly, a literature review of the economic growth models based on human capital is presented, followed by a discussion of proxies for education. The data and educational policies for the BRICS are then analyzed. The main findings are the discussion about structured factors that limit school access and jeopardize school quality, and the indication of best practices that could be shared. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, 2014. |
Aparece na Coleção: | Ciências Econômicas
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