Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10121
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_RonieRodrigoDeAthaydes_TobiasAstoniSena.pdf1,6 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Um sistema colaborativo de cache para stream de vídeos na internet
Autor(es): Athaydes, Ronie Rodrigo de
Sena, Tobias Astoni
Orientador(es): Caetano, Marcos Fagundes
Assunto: Memória cache
Sistemas de memória de computadores
Redes locais de computação
Redes sociais on-line
Data de apresentação: 16-Mar-2015
Data de publicação: 31-Mar-2015
Referência: ATHAYDES, Ronie Rodrigo de; SENA, Tobias Astoni. Um sistema colaborativo de cache para stream de vídeos na internet. 2015. x, 49 f., il. Monografia (Licenciatura em Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Atualmente, uma parcela significativa do tráfego IP é proveniente de stream de vídeos. Um estudo realizado pela Cisco aponta que, em 2018, 79% de todo o tráfego IP irá transportar aplicações de stream de vídeos [13]. Como diversos usuários, dentro de uma rede local, podem possuir interesse nos mesmos vídeos, é gerada uma repetição desnecessária de requisições que saem da rede. O uso de cache mostra-se como uma abordagem para diminuir a quantidade de dados transferidos de forma repetida, diminuir a taxa de uso da largura de banda de saída da rede, aumentar o uso da infra-estrutura de rede interna e diminuir a latência na recuperação dos vídeos. Este trabalho apresenta os conceitos básicos de um sistema de cache e faz uma breve revisão da literatura com base nos trabalhos correlatos. Diferentemente dos modelos referenciados, que propõem uma abordagem centralizada, este trabalho propõe um modelo de cache colaborativo distribuído para stream de vídeos, que tem como objetivo reduzir o consumo da banda de saída da rede. Este modelo utiliza políticas colaborativas que permitem o compartilhamento do cache de cada usuário entre os demais membros da rede. Os resultados apresentados por este trabalho mostram que a implementação do modelo proposto é uma alternativa viável e eficaz para economizar a banda de saída da rede e melhorar a utilização de seus recursos.
Informações adicionais: Monografia (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2015.
Aparece na Coleção:Computação



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons