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Título: Porto Velho : turismo e sustentabilidade
Autor(es): Batista Júnior, Paulo Régis
Orientador(es): Brasileiro, Iara Lucia Gomes
Assunto: Turismo sustentável
Turismo - políticas públicas
Porto Velho (RO)
Data de apresentação: 10-Ago-2009
Data de publicação: 12-Jul-2010
Referência: BATISTA JÚNIOR, Paulo Régis. Porto Velho: turismo e sustentabilidade. 2009. 69 f. Monografia (Especialização em Gestão de Negócios em Turismo)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: Este trabalho fala sobre a cidade de Porto Velho e seu potencial para a atividade turística. Foram identificadas as oportunidades causadas pelas políticas públicas atuais na cidade, capital do estado de Rondônia, no intuito de sugerir a sua inclusão, de forma sustentável, nas rotas do Turismo nacional. O estudo foi desenvolvido mediante pesquisas bibliográficas, observações in loco e entrevistas com alguns representantes da classe política de Rondônia, a fim de constatar a atual situação do patrimônio natural, histórico e cultural da cidade, e verificar as medidas em andamento para a sua implantação à prática do Turismo. Por meio da análise do desenvolvimento das presentes ações governamentais e do levantamento dos seus atrativos, prova-se a capacidade do município de se tornar um promissor destino turístico nacional. Ainda, aplica-se ao estudo referências às presentes obras do poder público e, por conseqüência, a ligação que estas obras teriam com os espaços reservados ao Turismo na cidade. Comenta-se sobre o surgimento de Rondônia, da transição de território federal para estado, e de sua capital, que teve sua origem por conta da construção de uma ferrovia que ligaria o Brasil à Bolívia, capaz de enfrentar os trechos encachoeirados do rio Madeira, a Madeira-Mamoré. Faz-se o levantamento do potencial turístico presente no município. A partir das considerações apresentadas a respeito de Turismo, Sustentabilidade e Turismo Sustentável, faz-se a transferência dos conceitos para a aplicabilidade em Porto Velho, comparando-os às obras governamentais que ocorrem atualmente no estado. Notou-se que as construções de rodovias e usinas hidrelétricas não são sustentáveis, por conta do número de famílias comprometidas e do impacto ambiental causado. Indica-se que sejam trabalhadas políticas sustentáveis de inclusão da população na prática e estudos mais aprofundados sobre os atrativos.
Abstract: This essay is about the city of Porto Velho and its potencial for tourism. The following identifies the opportunities caused by the city’s current public policy, in a attempt of suggesting its inclusion, on a sustainable form, in the National tourism mainstream. The study was developed through bibliographical research, in loco observations and interviews with some Rondônia political class representatives, in order to acknowledge the current situation of the natural, historical and cultural city’s estate, and verify the ongoing measures for the tourism practice deployment. Through development analysis of the present governmental actions and the attractions survey, it is proved the city capacity of becoming a promising national touristic destiny. It is still applied to the study references to the present government work and, in consequence, the connection this work would have with the reserved spaces for the city tourism. The study also comments about Rondônia origins, of its transition from a federal territory to a state, and of its capital, that emerged from the construction of a railroad that would connect Brazil and Bolivia, and that was able to endure the waterfall-filled passage of Madeira river, the Madeira-Mamoré railroad. It is presented the survey of the city’s touristic potential. From the presented conclusions regarding Tourism, Sustainability and Sustainable Tourism, it is done the transfer from concepts to applications in Porto Velho, comparing them to the governmental work that is occurring in the state. It was noted that the railroads and powerplants are not sustainable, on account the number of compromised families and the environmental damage caused. It points out the need of application of sustainable policy for the population inclusion and thorough research on the attractions.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2009.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2009.08.TCC.1011
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