Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10114
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_ReychaSabanaDiabate.pdf319,51 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Impactos dos programas de transferência de renda sobre a saúde do idoso : caso da aposentadoria rural
Autor(es): Diabate, Reycha Sabana
Orientador(es): Lehmann, Michael Christian
Assunto: Idosos - saúde
Programas de transferência de renda
Aposentadoria por idade rural (AR)
Aposentadoria
Data de apresentação: 22-Ago-2014
Data de publicação: 30-Mar-2015
Referência: DIABATE, Reycha Sabana. Impactos dos programas de transferência de renda sobre a saúde do idoso: caso da aposentadoria rural. 2014. 35 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O presente trabalho tem o objetivo de analisar os impactos dos programas de transferência de renda, particularmente, da aposentadoria por idade rural (AR), na saúde do idoso. Para tanto, utilizou-se uma metodologia que consiste primeiro em estabelecer um corte de idade (idade para idoso rural conforme estipulado em lei) e em seguida comparar o estado de saúde dos idosos adjacentes a esse ponto de corte. Isso foi feito no intuito de identificar as diferenças entre os grupos de idoso (pré e pós-corte)que seriam atribuídas ao benefício de AR. Ademais, foi também verificado os efeitos heterogênicos do tratamento e o impacto da AR na utilização de serviço de saúde público ou privado. Os resultados principais não mostram uma relação estatisticamente significativa entre a AR e as variaveis de saúde. No entanto, os resultados da análise diferenciada pelo sexo evidenciam uma correlação positiva entre as variaveis de estado de saúde analisadas no caso dos homens, enquanto que para as mulheres, nenhum impacto de tratamento é observado.
Résumé: Cette étude vise à analyser l'impact des programmes de transfert de revenus, particulièrement du Programme de Retraite Rurale (PRR), sur la santé des personnes âgées. Pour cela, nous avons utilisé une méthodologie qui consiste à établir d'abord un seuil respectif á l’âge rural selon la loi d’assistence social et ensuite de comparer l'état de santé des personnes âgées à proximité de ce seuil. Cela fut fait dans l’objectif d'identifier les différences entre les groupes de personne agées (avant et après le seuil) qui seraient attribués au bénéfice de PPR. En outre, nous avons également vérifié les effets hétérogènes de traitement et de l'impact de la PPR sur l'utilisation des services de santé publics ou privés. Les principaux résultats ne montrent pas une relation statistiquement significative entre le PPR et les variables de santé. Cependant, les résultats de l’analyse différenciée par sexe ont montré une corrélation positive entre les variables de l'état de santé analysé pour les hommes, tandis que pour les femmes, on observe aucun effet du traitement.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação de Documentação, Departamento de Economia, 2014.
Aparece na Coleção:Ciências Econômicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons