Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10112
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_JoaoVictorLisboadeVasconcelos.pdf509,6 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Basileia III : análise crítica e consequências sobre o caso brasileiro
Autor(es): Vasconcelos, João Victor Lisboa de
Orientador(es): Cajueiro, Daniel Oliveira
Assunto: Acordo de Basiléia
Mercado financeiro
Sistema financeiro
Risco sistêmico
Brasil - risco sistêmico
Data de apresentação: 7-Jul-2014
Data de publicação: 30-Mar-2015
Referência: VASCONCELOS, João Victor Lisboa de. Basileia III: análise crítica e consequências sobre o caso brasileiro. 2014. 51 f. Monografia (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Neste trabalho traçamos uma crítica geral acerca dos potenciais efeitos das novas exigências de capital, da ponderação de ativos por risco e dos colchões contra cíclicos, reforçadas pelo Basileia III, sobre a estabilidade do mercado bancário/financeiro, bem como as consequências macroeconômicas associadas ao caso Brasileiro. Em resumo, constatamos que as novas medidas promovem a concentração do mercado, reforçando o nexo concentração-estabilidade do mercado Brasileiro; potencializa o crowding-out no investimento ao incentivar a concentração de portfólio em dívida soberana em detrimento do crédito corporativo; prejudica o papel fundamental de distribuição de risco dos bancos; continua sem tratar da transferência de risco para fora do mercado bancário, e tem efeito positivo sobre a lucratividade do setor.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, 2014.
Aparece na Coleção:Ciências Econômicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons