Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10093
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_MairaLinsBomfim.pdf384,62 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Reflexões acerca da cultura do automovel versus a utilização da bicicleta como meio de transporte
Autor(es): Bomfim, Maira Lins
Orientador(es): Araujo, Adelina Almeida Moreira de
Assunto: Mobilidade urbana
Transporte cicloviário
Data de apresentação: 3-Jul-2014
Data de publicação: 29-Mar-2015
Referência: BOMFIM, Maira Lins. Reflexões acerca da cultura do automovel versus a utilização da bicicleta como meio de transporte. 2014. 48 f., il. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: As manchetes dos jornais das grandes metrópoles brasileiras veiculam quase diariamente os sintomas da crise da mobilidade urbana. Congestionamentos de grandes proporções, acidentes, agressões ao meio ambiente, greves e precariedade do transporte público, apontam para uma situação de calamidade. O objetivo desta monografia é apresentar uma discussão a respeito desta crise apontando a cultura dominante de veículos particulares motorizados como um dos fatores que determinam a crise da mobilidade urbana. Buscou-se analisar a cultura do automóvel como inserida na lógica do modo de produção capitalista, resultado das reproduções deste modo de produção como abordagem teórico metodológica. Como alternativa, apresentou-se a utilização do uso racional de meios de transportes pela sociedade, utilizando o transporte cicloviário como uma forma de superação da crise da mobilidade urbana. A proposta da utilização de bicicletas pode ser um instrumento de modificação da cultura do automóvel associado às políticas de mobilidade urbana que permitam condições adequadas de circulação de pedestres e ciclistas, gerando uma cultura humanizada da mobilidade urbana, ao invés da hegemonia automotiva.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2014.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons