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Título: Práticas de gestão de pessoas no setor hoteleiro de Juiz de Fora-MG
Autor(es): Assis, Frederico Azevedo Alvim
Orientador(es): Cartaxo, Mac Amaral
Assunto: Juiz de Fora (MG)
Hotelaria
Administração de pessoal
Data de apresentação: 27-Jul-2009
Data de publicação: 12-Jul-2010
Referência: ASSIS, Frederico Azevedo Alvim. Práticas de gestão de pessoas no setor hoteleiro de Juiz de Fora-MG. 2009. 81 f. Monografia (Especialização em Gestão de Negócios em Turismo)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: A presente pesquisa teve objetivo identificar quais são as atividades de Gestão de Pessoas realizadas para promoverem o diferencial estratégico das organizações que integram o setor hoteleiro da cidade de Juiz de Fora - MG. Este estudo se baseou em levantamentos bibliográficos e revisão de publicações acerca de teorias e conhecimentos próprios das áreas de Gestão de Pessoas e Hotelaria, de modo a enfatizar como essas duas áreas se correlacionam, ressaltando as possíveis contribuições da primeira à segunda. Além da revisão de literatura, foi realizada pesquisa de campo que consistiu em coleta de dados primários, ocorrida no período de 18 de abril de 2009 a 11 de junho de 2009, através de questionário estruturado aplicado à amostra de onze gerentes gerais de hotéis juizforanos. Os dados obtidos foram tabulados em planilhas, através do software Microsoft Excel, e convertidos em Tabelas e Gráficos que possibilitaram suas respectivas projeções e análises. Com base na determinação dos seguintes objetivos específicos: identificar as contribuições estratégicas da Gestão de Pessoas para a prestação dos serviços de hospedagem; analisar a importância do planejamento da Gestão de Pessoas; e comparar as principais práticas vigentes com as propostas e conteúdos pesquisados na literatura, foi elaborado o instrumento para coleta de dados, e definida a metodologia para orientar o desenvolvimento deste trabalho. Assim sendo, à luz das análises dos dados, correlacionadas a investigação acerca dos mencionados objetivos específicos, obteve-se as observações e argumentações que culminaram na consideração final de que os gerentes gerais dos hotéis pesquisados ainda não percebem a plenitude da Gestão de Pessoas como área organizacional determinante para a aquisição de diferenciais estratégicos e vantagens competitivas a uma organização hoteleira inserida no mercado do Turismo.
Abstract: This research was to identify what are the activities of management of people had been taken to promote the spread of strategic organizations that form the hospitality of the city of Juiz de Fora - MG. This study was based on literature review and review of publications about the theories and knowledge of the areas of People Management and Hospitality, to emphasize how these two areas correlate, highlighting the possible contributions of the first to the second. Besides the literature review, field research was conducted which consisted of primary data collection, occurred in the period from 18 April 2009 to 11 June 2009, through a structured questionnaire applied to the sample of eleven general managers of hotels from Juiz de Fora. Data were tabulated on spreadsheets through Microsoft Excel software, and converted into tables and graphs that allowed their projections and analysis. Based on the determination of the following specific objectives: to identify the contributions of the strategic management of people to provide the hosting services, analyze the importance of planning the management of people and compare the practice with the main proposals in the literature search and content, the instrument was developed for data collection, and defined the methodology to guide the development of this work. Thus, in order of the data’s analysis, related to research on the specific objectives mentioned, were obtained by the observations and arguments that culminated in the final consideration of the general managers of hotels surveyed still do not understand the fullness of the Management of People like an organizational area able to determined the differential acquisition of strategic and competitive advantages to an organization incorporated in the hotel market in tourism.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2009.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2009.07.TCC.1009
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