Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10040
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_PedraGabrielaCorreaDaCosta.pdf468,85 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A variedade linguística intergeracional : da Escola Municipal Santa Teófila ao contexto familiar, um enquadre de Buritis – MG
Autor(es): Costa, Pedra Gabriela Correa Da
Orientador(es): Sousa, Rosineide Magalhães de
Assunto: Sociolinguística
Ensino fundamental
Educação do campo
Variação linguística
Variação linguística intergeracional
Data de apresentação: 2-Dez-2014
Data de publicação: 24-Mar-2015
Referência: COSTA, Pedra Gabriela Correa Da. A variedade linguística intergeracional: da Escola Municipal Santa Teófila ao contexto familiar, um enquadre de Buritis – MG. 2014. 91 f. Monografia (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2014.
Resumo: Este trabalho está alicerçado na Sociolinguística com perspectiva teórica funcionalista e a concepção sociointeracionista com base nos seguintes teóricos:Alkmim (2001), Bagno (2007), Bortoni-Ricardo (2004; 2005), Carboni (2008) e Vellasco e Sousa (2007). Visa-se a investigação e análiseda variedade linguística intergeracional a partir da Escola Municipal Santa Teófila no município de Buritis – MG, através dos Contínuos: Urbanização, Oralidade-letramento e Monitoração Estilística. Tem como colaboradores três alunos do 8° ano de 2013 e suas famílias, ou seja, os avôs e as mãese o contexto de pesquisa gira em torno das comunidades próximas a escola e Buritis. Isso caracteriza esta pesquisa como intergeracional e qualitativa, conforme Creswell (2007) e Sousa (2006). Além disso, esta pesquisa é fruto do movimentoda luta por uma Educação do Campo de qualidade e neste trabalho está ancorada, também, pelo Projeto Político Pedagógico da Licenciatura em Educação do Campo (2009) e pelo Dicionário da Educação do Campo (2012).Espera-se que os conhecimentos gerados contribuam para mostrar a importância e a riqueza da oralidadedas pessoas mais vividas, pois, elas também têm muito a nos ensinar, mesmo sem o domínio do Contínuo de Monitoração Estilística. ___________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work is grounded in Sociolinguistics with functionalist theoretical perspective and the social interactionist conception based on the following theory: Alkmim (2001), Bagno (2007), Bortoni-Ricardo (2004; 2005), Carboni (2008) and Vellasco and Sousa (2007 ). Aims to research and analysis of intergenerational linguistic variety from the Municipal School in the municipality of Santa Teófila Buritis - MG, through the Continuum: Urbanization, Orality-literacy and stylistic Monitoring. Its employees three students of the 8th year of 2013 and their families, ie, grandfathers and mothers and the research context revolves around the nearby school and Buritis communities. This characterizes as intergenerational and qualitative research, as Creswell (2007) and Sousa (2006). Furthermore, this research is the result of the movement of the struggle for a Field Education quality and this work is also anchored by Political Pedagogical Project Degree in Rural Education (2009) and Dictionary of Rural Education (2012). It is hoped that the knowledge generated will help to show the importance and wealth of the orality of the most experienced person, because they also have much to teach us, even without the field of Continuous Monitoring Stylistics.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Educação do Campo, 2014.
Aparece na Coleção:Educação do Campo - Linguagens, Artes e Literatura



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons