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Título: Reestruturação universitária e inclusão na Universidade de Brasília : a experiência do Reuni Indígena
Autor(es): Saraiva, Ana Lívia Rolim
Orientador(es): Baines, Stephen Grant
Assunto: Educação
Índios - educação
Interdisciplinaridade
Universidade de Brasília (UnB)
Reuni
Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI)
Ações afirmativas
Reuni Indígena
Data de apresentação: 9-Dez-2014
Data de publicação: 24-Mar-2015
Referência: SARAIVA, Ana Lívia Rolim. Reestruturação universitária e inclusão na Universidade de Brasília: a experiência do Reuni Indígena. 2014. 120 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Esse trabalho trata do projeto Reuni Indígena, intitulado “Monitorias integradas para estudantes indígenas: abordagens interdisciplinares como prática pedagógica de aprendizado”, que teve duração de 2011 a 2014, na Universidade de Brasília – UnB. Contando com a participação de estudantes indígenas e não-indígenas, seus objetivos foram o acolhimento, apoio acadêmico e discussões acerca da política de inclusão voltada para estudantes indígenas oriundos do Convênio Fundação Universidade de Brasília – FUB e Fundação Nacional do Índio – FUNAI. Assim, reflito sobre o projeto, sua proposta, sua prática, alguns conflitos que emergiram nesse processo e seus impactos. O Reuni Indígena também foi um espaço de convívio e aprendizado sobre a inclusão étnica e como ela vem sendo implementada na UnB. Dedico-me a descrever e analisar esse processo e a relação entre sujeitos, leis, instituições, práticas, sentimentos e sentidos envolvidos nessa ampla teia de relações. ________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work is about the project Reuni Indígena, entitled: “Integral tutoring for indigenous students: interdisciplinary approach as a pedagogical learning practice”, which lasted from 2011 to 2014, at the University of Brasília. It counted with the participation of both indigenous and non-indigenous students, and its aims were to welcome the new indigenous students, as well as to give academic support and to discuss the concerns related to the affirmative action for students that accessed the Convênio Fundação Universidade de Brasília – FUB e Fundação Nacional do Índio – FUNAI. My purpose is to reflect about the project, its proposal, its practice, some of the conflicts that emerged during the process and its impacts. The Reuni Indígena was also a place of interaction and apprenticeship about ethnic inclusion and how it has been implemented by the UnB. I dedicate myself to describe and analyse this process and the relationship between individuals, laws, institutions, practices, feelings and meanings enwrapped in this broad web of relations.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, 2014.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Antropologia



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