Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10035
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_ AntôniadoCarmodePaula.pdf635,77 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Os múltiplos letramentos no Colégio Estadual Assentamento Virgilândia nas turmas do VI e VII ano do ensino fundamental
Autor(es): Paula, Antônia do Carmo de
Orientador(es): Mané, Djiby
Assunto: Letramento
Ensino fundamental
Data de apresentação: 16-Nov-2014
Data de publicação: 24-Mar-2015
Referência: PAULA, Antônia do Carmo de. Os múltiplos letramentos no Colégio Estadual Assentamento Virgilândia nas turmas do VI e VII ano do ensino fundamental. 2014. 62 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2014.
Resumo: Este trabalho apresenta alguns resultados da pesquisa intitulada práticas de letramentos dos estudantes do Colégio Estadual Assentamento Virgilândia e se essas práticas vão para além da sala de aula ou seja, estão presentes na comunidade desses estudantes e quais contribuições trazem para a formação humana desses educandos. Para tanto, esta investigação concebe a leitura e escrita como dispositivo central da presente discussão, entendendo suas múltiplas possibilidades presentes no processo de ensino/aprendizagem a partir de letramento no âmbito da Educação dos Jovens do sexto e sétimo ano do ensino fundamental do Colégio Estadual Assentamento Virgilândia. Observam-se na pesquisa que esses letramentos são as práticas do dia a dia dos estudantes e suas relações com a leitura e a escrita que se caracteriza com a dimensão dos letramentos múltiplos. O estudo contribui com o mapeamento do letramento como retorno da pesquisa à escola por meio de oficinas de práticas de letramento e outros procedimentos pedagógicos. __________________________________________________________________________ ABSTRACT
This paper is the results of the research entitled literacies practices of students in State College Settlement Virgilândia and these practices go beyond the classroom, that is, are present in the community and what contributions these students bring to the human formation of these students. Therefore, this research conceives of reading and writing as the central device of the present discussion, understanding its multiple possibilities present in the teaching / learning from the literacy process under the Youth Education of the sixth and seventh year of elementary school of the College state Settlement Virgilândia. Observed in the research that these literacies are day to day practices of students and their relations with reading and writing which is characterized with the size of multiple literacies. The study contributes to the literacy mapping as search return to school through workshops of literacy practices and other pedagogical procedures.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2014.
Aparece na Coleção:Educação do Campo - Linguagens, Artes e Literatura



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons