Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10033
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_SamuelGomesDeSouza.pdf1,33 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Música na “tora” : processo de aprendizagem dos músicos da banda de fanfarra da cidade de Capitão Poço - PA
Autor(es): Souza, Samuel Gomes de
Orientador(es): Azevedo, Maria Cristina de Carvalho Cascelli de
Assunto: Bandas (Música)
Música - instrução e estudo
Data de apresentação: 17-Dez-2013
Data de publicação: 24-Mar-2015
Referência: SOUZA, Samuel Gomes de. Música na “tora”: processo de aprendizagem dos músicos da banda de fanfarra da cidade de Capitão Poço - PA. 2013. 52 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso (TCC) tem como foco investigar e compreender o processo de aprendizagem vivenciado pelos primeiros músicos da banda de fanfarra Marieta Monteiro da cidade de Capitão Poço – PA. Foi realizado um estudo através de entrevistas com três músicos integrantes da banda. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa e como instrumento de coleta de dados foram realizadas entrevistas semi-estruturadas. A análise demonstrou que os músicos da banda de fanfarra tiveram sua formação voltada basicamente para a performance no instrumento e que a metodologia que eles vivenciaram era voltada para a metodologia tradicional, focando nos estudos técnicos. Os músicos relatam suas dificuldades para poderem ter contato a conteúdos e adquirirem algum tipo de conhecimento musical. Um dos entrevistados chega a declarar que em determinado momento de sua caminhada como músico, sofreu descriminação por músicos de conservatórios por causa do seu pouco conhecimento na área musical e pelo simples fato de ser do interior. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This Course Conclusion Paper (CCP) focuses on researching and understanding the learning process experienced by the first musicians in the band fanfare MarietaMonteiroof CapitãoPoço City - PA. A study was conducted through interviews with three members of the band musicians. The research used a qualitative approach and as an instrument of data collection, semi-structured interviews were conducted. The analysis showed that the musicians of the fanfare band had training directed primarily to the performance of the instrument and the methodology they experienced was facing the traditional mythology, focusing on technical studies. The players report their difficulties to be able to have contact to content and acquire some sort of musical knowledge. One respondent declared that arrives at a given moment you walk as a musician, has suffered discrimination up of musicians from conservatories because of poor knowledge in music and by the simple fact that he was from countryside.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2013.
Aparece na Coleção:Música



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons