Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/10024
Título: | Análise da prescrição e orientação dos exercícios de alongamento em academias de musculação da cidade de Formosa – GO |
Autor(es): | Rocha, Fernanda Campos |
Orientador(es): | Bex, Luciana Hagstrom |
Assunto: | Exercícios de alongamento Educação física |
Data de apresentação: | 17-Out-2014 |
Data de publicação: | 24-Mar-2015 |
Referência: | ROCHA, Fernanda Campos. Análise da prescrição e orientação dos exercícios de alongamento em academias de musculação da cidade de Formosa – GO. 2014. v, 25 f. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Buritis-MG, 2014. |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo analisar as prescrições e orientações dos exercícios de alongamento pelos professores de academias de ginástica de Formosa (GO) e além disso, explorar teorias de diversos autores em assuntos sobre o alongamento e alguns pontos fundamentais que envolve-o. Isto porque o uso do alongamento está presente na maioria das academias e o modo de aplicar tende a se modificar de acordo com a modalidade praticada. Foi colhido os dados por meio de um questionário elaborado com perguntas fechadas respondido por professores que ministram aulas de quaisquer modalidades, exceto a musculação. Neste sentido, os resultados apontaram que os objetivos da prescrição são variados, porém foi identificado que os professores utilizam mais o método de alongamento estático e com 15 segundos de duração cada movimento, entre 2 a 3 séries e mais de 4 séries. Após a análise dos resultados com o embasamento teórico aqui citado, percebe-se que os professores das academias de Formosa estão bem preparados para a aplicação do alongamento nos seus alunos. ________________________________________________________________________ ABSTRACT This study aims to review the requirements and guidelines of stretching exercises for teachers gyms Formosa (GO) and furthermore explore theories of various authors on subjects about stretching and some key points surrounding it. This is because the use of stretching is present in most gyms and how to apply tends to change according to the sport practiced. Data through a questionnaire with closed questions answered by teachers that teach in any manner, except the weight was collected. In this sense, the results indicated that the objectives of the prescription are varied, but it was identified that most teachers use the method of static stretching and 15 seconds duration each movement, between 2-3 sets and over four series. After analyzing the results with the theoretical framework provided herein, it is noticed that the teachers of the academies of Formosa are well prepared for the application of stretch in their students. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física, Universidade Aberta do Brasil, 2014. |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons