Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10014
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_AnaPaulaDosSantosESilva.pdf228,47 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorFávero Sobrinho, Antônio-
dc.contributor.authorSilva, Ana Paula dos Santos e-
dc.identifier.citationSILVA, Ana Paula dos Santos e. A coordenação pedagógica no contexto da realidade escolar brasileira. 2013. 57 f. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.en
dc.description.abstractNesta pesquisa, pude enfocar a atuação e importância do coordenador pedagógico no contexto da realidade escolar brasileira, tendo como referência principal, analisar o papel dos coordenadores do CED 02 em suas ações coletivas desenvolvidas entre os participantes do processo de ensino aprendizagem; nas estratégias e objetivos elaborados na condução do processo pedagógico; nas práticas pedagógicas apresentadas perante os obstáculos aparecidos; nas concepções de formação dos professores nas práticas em sala de aula; na articulação do tratamento das relações interpessoais existentes; no planejamento do trabalho coletivo e nas ações que visem romper com paradigmas históricos da educação, enfrentando o desafio da mudança das concepções educacionais em busca de uma educação voltada para as diferenças e primando pela excelência na aprendizagem.Procurei também fazer apontamentos históricos sobre a função deste profissional, como e quando surgiu e principalmente,discutir a atuação e o trabalho desenvolvido por este profissional, onde invariavelmente este profissional atua como uma espécie de faz tudo nas escolas, visto que, muitas vezes o coordenador pedagógico é requisitado para resolver pendências administrativas, situações corriqueiras de problemas disciplinares dos alunos, organização de turmas quando falta o professor regente e principalmente na árdua tentativa em desenvolver articulações que visem direcionar uma aceitação dos professores na prática de desenvolver um trabalho em conjunto com a coordenação. Também mostro a fundamental importânciadeste profissional na condução de todas as práticas pedagógicas propostas no Projeto Político Pedagógico das instituições educacionais.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordProfessores - formaçãoen
dc.subject.keywordCoordenação pedagógicaen
dc.subject.keywordProjeto político-pedagógicoen
dc.titleA coordenação pedagógica no contexto da realidade escolar brasileiraen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2015-03-23T16:30:22Z-
dc.date.available2015-03-23T16:30:22Z-
dc.date.issued2015-03-23T16:30:22Z-
dc.date.submitted2013-05-18-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/10014-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons