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dc.contributor.advisorTavolaro, Sergio Barreira de Faria-
dc.contributor.authorLeda, Manuela Corrêa-
dc.identifier.citationLEDA, Manuela Corrêa. Teorias pós-coloniais e decoloniais: para repensar a sociologia da modernidade. 2014. 47 f. Monografia (Bacharelado em Ciências Sociais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2014.en
dc.descriptionMonografia (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2014.en
dc.description.abstractO presente trabalho se propõe realizar um estudo do discurso sociológico da modernidade, notadamente no que se referem as suas abordagens pós-coloniais e decoloniais, buscando compreender alguns desses movimentos críticos à modernidade europeia no que toca a sua dimensão epistemológica. Este trabalho ambiciona, em particular, examinar as convergências e divergências entre as propostas de novas epistemologias lançadas nas obras de dois autores pós-coloniais representantes de duas escolas teóricas distintas, nomeadamente, o Grupo de Estudos Subalternos Indianos e o Grupo Latino-americano Modernidade/Colonialidade. As obras que se pretende aqui analisar são, respectivamente, Provincializing Europe (2000) do historiador indiano Dipesh Chakrabarty e Histórias locais/Projetos globais: colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar (2003) do sociólogo argentino Walter Mignolo. Tais obras forneceram importantes contribuições para a constituição da singularidade da crítica de cada um desses movimentos teóricos e, por tal razão, dentre uma miríade de produções, foram aqui selecionadas para a construção do debate apresentado. Situado entre as principais produções dos Estudos Subalternos Sul-asiáticos, Provincializing Europe de Chakrabarty forneceu, a partir de uma releitura da narrativa histórica indiana, uma das mais proeminentes críticas à tradição historicista das ciências sociais. Da mesma forma, em Histórias locais/Projetos globais: colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar, Mignolo elabora, a partir do diálogo com teóricos do chamado Terceiro Mundo, uma minuciosa crítica ao subalternização epistemológica, consolidando-se como um dos porta vozes do projeto da decolonialidade do saber. Trata-se, portanto, de autores bastante representativos dos movimentos pós-coloniais e decoloniais e, por conseguinte, de suma relevância para a discussão aqui proposta.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordColonialidadeen
dc.subject.keywordModernidades múltiplasen
dc.subject.keywordModernidade (Sociologia)en
dc.titleTeorias pós-coloniais e decoloniais : para repensar a sociologia da modernidadeen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2015-03-23T16:29:16Z-
dc.date.available2015-03-23T16:29:16Z-
dc.date.issued2015-03-23T16:29:16Z-
dc.date.submitted2014-12-04-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/10013-
dc.language.isoPortuguêsen
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