Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10002
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_DeiseTamaradosSantosCavalcanteMachado.pdf2,33 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Fatores associados ao desempenho no ensino médio na AMB : uma análise com equações estruturais
Autor(es): Machado, Deise Tamara dos Santos Cavalcante
Orientador(es): Vasconcelos, Ana Maria Nogales
Assunto: Equações estruturais
Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
Censo escolar
Desempenho escolar
Data de apresentação: 4-Dez-2014
Data de publicação: 23-Mar-2015
Referência: MACHADO, Deise Tamara dos Santos Cavalcante. Fatores associados ao desempenho no ensino médio na AMB: uma análise com equações estruturais. 2014. 78 f., il. Trabalho de Coclusão de Curso (Bacharelado em Estatística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O estudo pretende descrever os fatores que influenciam no desempenho escolar dos alunos das escolas de ensino médio da área metropolitana de Brasília. Para uma melhor análise, as escolas foram divididas em dois grupos, de acordo com a dependência administrativa, pública ou privada. Foi utilizada a Modelagem por Equações Estruturais, considerando os construtos capital econômico das famílias, capital cultural das famílias, infraestrutura escolar, qualificação dos docentes e desempenho no Exame Nacional de Ensino Médio no ano de 2012. O banco de dados utilizado foi o Censo Escolar 2012, além dos questionários e notas do ENEM. Os resultados apresentam bom ajuste para o modelo. Os fatores socioeconômicos das famílias são os que mais influenciam no desempenho escolar, principalmente nas escolas privadas.
Informações adicionais: Trabalho de Coclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2014.
Aparece na Coleção:Estatística



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons